sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Irene vai ser furacão 'histórico', adverte Obama nos EUA

Presidente alertou para que a população encare a tempestade 'seriamente'.
Chuvas e ventos atingirão as Carolinas, Nova York e a capital, Washington.

Do G1, com agências internacionais
O presidente dos EUA, Barack Obama, advertiu nesta sexta-feira (26) para que os americanos encarem o furacão Irene "seriamente" e pediu que eles obedeçam às ordens de retirada dos locais pelo qual a tempestade vai passar, na Costa Leste do país.
"Tudo indica, neste ponto, que vai ser um furacão histórico", disse, em pronunciamento durante suas férias em Boston, na própria Costa Leste.
"Se estiverem na trajetória projetada deste furacão, devem tomar precauções agora", afirmou Obama nos arredores da residência alugada para suas férias, em Martha's Vineyard.
"Se for dada uma ordem de evacuação, por favor, a sigam", acrescentou o presidente.
Segundo ele, o fenômeno vai ser "extremamente perigoso e custoso".
Especialista monitora o furacão Irene no Centro Nacional de Furacões, dos EUA, em Miami, nesta sexta-feira (26) (Foto: AP) 
Especialista monitora o furacão Irene no Centro Nacional de Furacões, dos EUA, em Miami, nesta sexta-feira (26) (Foto: AP)
Cerca de 55 milhões de pessoas estão em áreas que podem estar no caminho da tempestade, que deve incluir as cidades de Nova York e Washington, DC.
O presidente afirmou que os órgãos de emergência federais se preparam e mobilizam há dias equipes nas áreas ameaçadas, ao mesmo tempo em que armazenam litros de água, equipamentos médicos e comida.
O presidente antecipou para esta sexta-feira a sua volta das férias, programada inicialmente para sábado.
Primeiras chuvas
As primeiras chuvas de Irene, na categoria 2 na escala Saffir-Simpson, já se aproximam da costa dos estados das Carolinas do Norte e do Sul, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.
Por volta das 12h (horário de Brasília), Irene estava localizado a cerca de 530 quilômetros ao sul-sudoeste de Cape Hatteras, na Carolina do Norte, com ventos sustentados de 165 quilômetros por hora.
"Está prevista pouca mudança na força antes de o Irene atingir a costa da Carolina do Norte", disse o NHC, acrescentando que um alerta de furacão foi estendido em direção ao norte na Baía Chesapeake, até Drum Point.
O centro do furacão vai passar bem longe da costa do Estado da Geórgia na sexta-feira e se aproximar do litoral da Carolina do Norte durante a noite, passando perto ou pela costa no sábado, disse o NHC.

Nenhum comentário: