sexta-feira, 9 de março de 2012

Andrade Gutierrez e Inter devem assinar contrato até terça-feira

Prefeito de Porto Alegre garantiu prazo durante visita de técnicos da Fifa no estádio Beira-Rio


Durante inspeção realizada nesta quarta-feira (7) por membros da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local) no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati afirmou que o contrato entre a construtora Andrade Gutierrez e o Internacional deverá ser assinado nesta sexta-feira, dia 9 de março.

Caso isso não ocorra, o prefeito garantiu que até a próxima terça-feira o documento será firmado pelas duas partes.

“Estamos muito confiantes. Engenheiros da Andrade Gutierrez estão trabalhando, já existem grupos de trabalho que estão discutindo o cronograma de obras entre Internacional e a empresa. Ou seja, tudo leva a crer que este prazo deverá realmente ser cumprido. Estou muito otimista de que esta parte da novela deverá ter seu capítulo encerrado”, afirmou o prefeito.


Comitiva do Comitê da Copa vistoria Beira-Rio (crédito: Divulgação)
Fortunati ainda revelou o desejo de fazer da cerimônia de assinatura um ato formal para marcar o fim do impasse e o reinício das obras.

A equipe de inspeção, que conta com técnicos da Fifa e membros do COL, chegou na manhã desta quarta para uma visita de monitoramento das áreas de operações e avaliou questões como hospitalidade, tráfego, infraestrutura do estádio e do seu entorno.

Vistoria
Por volta das 11h, a comitiva entrou no gramado do Beira-Rio depois de avaliar a estrutura interna. A inspeção é considerada rotineira e acontece a cada semestre. Apesar de Fifa e governo brasileiro viverem um momento de tensão por conta do andamento dos preparativos, os técnicos se negaram a comentar a turbulência política entre a entidade e o Planalto.

Fúlvio Danilas, diretor do escritório da Fifa no Brasil, afirmou que a equipe de trabalho analisou principalmente a estrutura do estádio e de seu entorno para planejar a operação da Copa do Mundo.

A visita é importante para estudar onde vão ser instaladas, por exemplo, as tendas de voluntários e o centro de mídia. A comitiva conta com técnicos de diversas áreas, como logística e tecnologia da informação.

“Muitas vezes olhando a planta não se tem a idea exata de como vai funcionar a Copa do Mundo. Então, é importante conhecer o estádio e seus entornos, conhecer a topografia, percorrer as distâncias”, disse Danilas.

O diretor executivo de operações do COL, Ricardo Trade, afirmou que Porto Alegre está no mesmo nível das outras cidades-sede.

A comitiva fez um intervalo para o almoço por volta do meio-dia e às 13h retomou os trabalhos em reunião interna. À noite, a equipe, que já passou por São Paulo, segue viagem para Curitiba, Cuiabá, Manaus e Natal.

Nenhum comentário: