segunda-feira, 12 de março de 2012

Empresas usam apps de celular para acessar informações dos usuários

Bruna Hissae Para o TechTudo
De acordo com uma denúncia feita no dia 27 de fevereiro pelo jornal britânico Daily Mail, usuários de aplicativos gratuitos para celular precisam se precaver. De acordo com a publicação, um bom número de apps famoso tem a permissão para acessar informações pessoais.
Aplicativos podem espionar conteúdo pessoal dos usuários (Foto: Reprodução/Daily Mail)Aplicativos podem espionar conteúdo pessoal dos
usuários (Foto: Reprodução/Daily Mail)
Segundo a reportagem, alguns softwares têm como requisito de instalação a permissão do usuário para que o programa tenha acesso às suas informações, aos seus e-mails e até às suas mensagens de texto. O jornal afirma ainda que os aplicativos do Flickr e do Yahoo!, além de conseguirem monitorar SMSs, podem acessar remotamente imagens da câmera do celular e até discar e interceptar chamadas sem que ninguém perceba.
Entre os que constam na lista de “ladrões” de informações estão o Facebook, YouTube, Foursquare, TweetDeck e até mesmo Angry Birds. Para se ter uma ideia, o aplicativo do Facebook já foi baixado por mais de 100 milhões de pessoas, as quais deram à companhia o direito de saber suas localizações, ler suas mensagens de texto, ter acesso aos dados dos contatos e às ligações recebidas pelo dono do aparelho.
É claro que essas informações causaram revolta aos órgãos defensores de privacidade, já que os dados podem ser vendidos para empresas que fazem pesquisa de mercado, o que geraria mensagens indesejadas e spam.
Em resposta, o Google alegou que o Android sempre informou os consumidores dos dados que um aplicativo pode acessar, e que requer aprovação dos usuários antes da instalação. Já o porta-voz do Facebook disse que o pedido de permissão para ler mensagens de texto é enviado ao usuário, e que se a empresa for utilizar essas informações, será com apropriado controle. Flickr e Yahoo! não se manifestaram.

Nenhum comentário: