quarta-feira, 7 de março de 2012

Obras de Mobilidade // Prefeitura entrega primeira rua recapeada hoje



Sérgio Henrique Santos

A passos lentos, mas necessários para criar opções de desvios quando forem feitas as grandes obras de mobilidade urbana prometidas para a Copa 2014 em Natal, a primeira via asfaltada e recapeada será entregue hoje pela prefeitura, toda pronta. Trata-se da Rua São Geraldo, nas Quintas, Zona Oeste. A seguir, a frente de trabalho se concentra nas outras ruas necessárias aos desvios que serão usados pelos motoristas durante o tempo em que começarem as obras no Complexo Viário da Urbana. Os trechos da Rua Mário Negócio e a Rua dos Pêgas são as próximas do cronograma.

Para completar o serviço, ontem faltava apenas uma faixa, a que fica encostada ao meio-fio. "A via tem nove metros de largura. Fomos recapeando por faixas. Falta apenas uma. Nós poderíamos, inclusive, abrir novas frentes de trabalho para adiantar o serviço, mas por enquanto isso não é necessário", afirmou Caio Múcio da Rocha Pascoal, secretário adjunto de Operações da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi).

De acordo com ocronograma, a Semopi dará seguimento ao trabalho em outras vias, como as ruas dos Pegas, da Concórdia, avenida Manoel Miranda e outras 24 ruas, que serão recapeadas por completo ou em parte. "Essas ruas e avenidas serão usadas como pontos de desvios do tráfego, no momento em que outras vias forem interditadas para construção das intervenções no complexo da Urbana, onde será construído um viaduto". De acordo com o adjunto da Semopi, as obras nas ruas e avenidas escolhidas para servir como desvio devem ser concluídas em até 60 dias, enquanto a obra total de mobilidade urbana, em dezembro de 2013.

O trabalho realizado desde a semana após o Carnaval faz parte do lote 1 das obras de mobilidade Urbana da Copa de 2014, que inclui o recapeamento asfáltico da Rua Felizardo Moura, da Rua Industrial João Mota (antiga Napoleão Laureano), da Av. Capitão-Mor Gouveia e do complexo viário da Urbana, que contará com a construção de três viadutos. Os viadutos serão construídos no complexo da Urbana, próximo do posto de combustíveis, um segundo viaduto na Capitão-Mor Gouveia, sobre a linha férrea, e um terceiro no cruzamento da Rua Industrial Mota com a Capitão-Mor Gouveia.

O secretário comentou que, por enquanto, ainda não há uma data em que o prédio da Urbana será demolido porque o projeto do lote 1 de mobilidade ainda está sob análise da Caixa Econômica Federal (CEF). O banco vai emprestar à prefeitura R$ 338 milhões para fazer essas obras. "A mudança também depende da reforma do prédio da antiga Semurb, na Ribeira, para onde deverá mudar a Urbana", acrescentou. "A obra propriamente dita também precisa que se retire esgoto, fiação, instalações hidráulicas, enfim, a obra começa com esses serviços. Depois faremos as outras etapas".

Para que o valor do empréstimo das obras de mobilidade seja liberado pela Caixa, o banco faz análise técnica e avalia a composição dos últimos seis preços restantes, informados pelo município na documentação enviada desde 30 de setembro do ano passado. "Ainda essa semana eles deverão nos dar uma resposta".

Nenhum comentário: