quarta-feira, 14 de maio de 2014

Semob começa a instalar radares

A instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica chama a atenção dos motoristas de Natal. Ontem (13), a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal começou a implantar parte dos fotossensores, radares e lombadas eletrônicas comprados pelo município. De acordo com o engenheiro responsável pelo gerenciamento de inteligência de trânsito da Semob, José Nunes, esta é a segunda de três etapas do projeto. A operação dos novos equipamentos só deve começar em um mês. 

Entre os equipamentos instalados nas principais avenidas estão fotossensores e radares
Entre os equipamentos instalados nas principais avenidas estão fotossensores e radares

Na primeira fase, foram instalados radares e lombadas eletrônicas nas avenidas Bernardo Vieira, Jaguarari, Ponte Newton Navarro e avenida Ayrton Senna. Ao todo, são três radares (cada um cobrindo os dois sentidos das vias) e duas lombadas eletrônicas. “Esses foram os primeiros porque eram mais simples. Foram colocados onde já existia antes os equipamentos”, explicou. 

A nova etapa, iniciada nesta semana, conta com a colocação de fotossensores nos cruzamentos de várias avenidas, além de radares. Ontem (13), a reportagem encontrou um novo radar na ponte Newton Navarro, no sentido à praia da Redinha. Um já existia no sentido oposto. Outro ponto que tinha instalação de fiscalização eletrônica era a avenida Salgado Filho. 

Quando contatado pela reportagem,  o engenheiro já havia encerrado o expediente na secretaria e não pôde precisar o número de radares e fotossensores do município. Porém, ele afirmou que avenidas como Salgado Filho, Antônio Basílio, Prudente de Morais e Romualdo Galvão contarão com o sistema.  Em janeiro, o secretário adjunto de Trânsito, Walter Pedro, disse que seriam instalados 34 equipamentos na cidade. “Além de fiscalizar a parada depois da faixa, o fotossensor vai fazer o controle de velocidade. Nessas avenidas é muito comum os motoristas fecharem o cruzamento em horários de pico. E também aceleram demais para não pegar semáforo vermelho”, explica José Nunes.

Ainda de acordo com ele, é possível que a terceira etapa de instalação dos equipamentos não ocorra mais neste ano, por falta de dotação orçamentária. Como a licitação foi feita em 2014, não havia previsão anterior no orçamento. Quando finalizado o projeto, Natal deverá ter 100 faixas cobertas por fiscalização eletrônica.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da secretaria para pedir detalhes sobre fiscalização eletrônica, porém não teve retorno. 

Em reportagem publicada pela TN no dia 16 de janeiro o secretário adjunto afirmou que a Semob iria ampliar a fiscalização eletrônica na cidade implantando mais 34 pontos de controle de velocidade. O período de operação do serviço também aumentaria para 24h e um estudo para encontrar os pontos mais adequados para isto estava em andamento. 



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