sábado, 31 de maio de 2014

A Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis (OFEG) hoje grava o seu 1ª DVD, um fato histórico.

A Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis (OFEG) é um órgão de louvor da Igreja Assembléia de Deus em Natal, Rio Grande do Norte. 

A Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis está completando 60 anos de fundação este ano e hoje vai entra pra história na gravação do seu primeiro DVD, marcando essa geração.

Sua História.


Banda de Música IEADERN - 1954Primeira apresentação com Violino
1. INÍCIO DO MOVIMENTO MUSICAL. O Ministério de Música da Assembléia de Deus de Natal/RN - Templo Central, teve o seu início na década de 30, quando a igreja em Natal vivia um amplo crescimento e desenvolvimento, nesta década sediou a 1ª Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil- CGADB, com a vinda de 18 pastores e missionários, entre os quais: Lewi Pethrus (Estocolmo/Suécia), Gunnar Vingren, Daniel Berg e outros missionários suecos em atuação no País, juntamente com os principais líderes nacionais. Nesta Convenção foi definida a ida de todos os missionários estrangeiros para o Sul/Sudeste; a entrega dos trabalhos da região Norte/Nordeste aos pastores brasileiros; a criação do Jornal Mensageiro da Paz que até hoje circula nacionalmente e também o ministério e trabalho das mulheres na igreja. Nesse contexto de expansão da igreja, o irmão major Andrade, organizou e criou em 1935 o coral. No dia 24 de janeiro de 1938, cinco músicos formaram um pequeno Conjunto Instrumental: Tenente Onel, (violoncelo), Saraiva (Saxofone), Nelson Bezerril (clarinete), Paulo Gonzaga (sax-soprano), e Afrodísio (clarinete), este grupo instrumental começou a fazer parte na liturgia dos cultos acompanhando o Coral e depois começaram a atuar separadamente. 


Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis - 1997
2. BANDA DE MÚSICA. A Banda de Música da Igreja Assembléia de Deus Natal/RN originou-se da iniciativa desses músicos, membros da igreja, sendo efetivada em 01 de agosto de 1954, pelo Pastor Nelson Bezerril, com 32 componentes do sexo masculino, que com muita dedicação incentivou o crescimento espiritual e técnico da Banda de Música Assembléia de Deus - Natal/RN, empenhando até mesmo recursos próprios. 


3. A FORMAÇÃO DOS MÚSICOS. O primeiro professor de música da igreja foi o pastor Nelson Bezerril, que estudava clarinete na Escola de Música Santa Cecília em Natal, vindo posteriormente a assumir a regência da banda, nas horas vagas começou a dar aulas de teoria e solfejo para as pessoas da igreja, no método Alex Garaudè, único permitido na igreja. Relata o Pr. Maestro Abinoam Praxedes: “"Os professores eram sempre os maestros ou os contramestres, usavam o Solfejo Alex de Garaudé, um pouco de Teoria Musical, e quando tinha um instrumento musical disponível colocava-o a disposição do aluno mais adiantado, que nem sempre começava no instrumento preferido, se dizia, "quem começa pelo Sax-Horn, fica muito bom em leitura de partitura musical"”. Conforme relatos do maestro Mário Rodrigues, antes do Pastor Nelson Bezerril assumir a direção da Banda de Música, músicos que não pertenciam à igreja eram contratados para tocar em ocasiões festivas, para suprir esta lacuna o pastor Nelson teve a iniciativa de ministrar aulas de teoria musical, solfejo e práticas instrumentais objetivando formar músicos membros da igreja. Só se admitia homens na Banda, em 1974 as mulheres foram incluídas, após passarem pelas aulas de teoria, solfejo e prática de instrumento musical. Havia um cuidado de só admitir alunos e alunas que fossem membros da igreja. Da Banda de Música muitos passaram em concursos para as Orquestras Sinfônicas e Bandas Militares Municipais, Estaduais e Federais. O Pr. Nelson Bezerril, regente fundador, tinha a preocupação de passar os seus conhecimentos musicais para os membros da igreja para manter a continuidade do trabalho musical no âmbito da Igreja Assembléia de Deus em Natal/RN. Vários regentes deram continuidade ao trabalho musical após o pr. Nelson Bezerril; Mário Rodrigues de Paiva, Clemenceau Souza Alves Ribeiro, Omar Batista da Silva, Otoniel Sotero, Emanuel Cícero de Lima, Jeremias Pedro de Souza Neto, Raimundo Matias Diniz, Abinoam Praxedes Marques e Paulo Henrique Albino da Silva. 


4. ORQUESTRA FILARMÔNICA EVANGÉLICA GÊNESIS (OFEG): O Pr. e Maestro Abinoam Praxedes havia começado um trabalho de reestruturação da Banda de Música para Orquestra com uma composição de instrumentos de metais, saxofones, madeiras, guitarra, baixo elétrico e bateria. Em abril de 1997, o Pr. e Maestro Daniel Batista de Souza ao assumir a direção da Orquestra, começou a segunda reestruturação para a inclusão dos instrumentos de cordas, mudança do estilo e formação instrumental, recomeçou os trabalhos dos cursos de música visando a nova composição orquestral. Os professores pioneiros em instrumentos de cordas foram os irmãos: Quefrem Lemoel Mendonça - violino, Wallace Albino da Silva - viola, Priscila Gomes de Souza- violoncelo e Willames Costa da Silva - baixo acústico. Em 1999 começaram os primeiros ensaios com os instrumentos de cordas, com oito violinos, duas violas, dois violoncelos, uma vez por mês reuniam-se com a formação já existente de metais, madeiras, saxofones, bateria, percussão, teclado, baixo elétrico e guitarra. No dia 26 de março de 2000 foi efetivada a nova formação instrumental sob o nome de Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis (OFEG). Nesses quartoze anos de OFEG, Deus tem nos abençoado numericamente, musicalmente e espiritualmente. Atualmente a OFEG tem 123 componentes efetivos, membros da Assembléia de Deus em Natal/RN. Em 2014 estamos completando 76 anos do início do movimento musical, 60 anos de fundação da Banda de música e 14 anos da OFEG. 1º Corintios cap.3 e vers. 6 e 7: "Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer. De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento. Todos os domingos nos reunimos para louvar e adorar a Deus. Ao Senhor seja dado toda a glória, honra e louvor. Até aqui nos ajudou o Senhor, por isso estamos alegres.

Nenhum comentário: