
O secretário adjunto de Operações da Semopi, Caio Múcio Pascoal, garante que a partir de amanhã a Prudente de Morais não terá mais as complicadas intervenções de trânsito que tanto prejudicaram a vida de milhares de natalenses. O trânsito será livre com liberação do viaduto estaiado e dos túneis no cruzamento da avenida Capitão Mor Gouveia e da rua Lima e Silva.
As construções dos equipamentos que serão entregues amanhã já estão concluídas e, de acordo com a Semopi, passam por serviços de limpeza, acabamento e sinalização. Até ontem, 1.450 trabalhadores estavam realizando atividades relacionadas às obras de mobilidade.
Não foi necessário nenhum aditivo no recurso na obra orçado em R$ 222 milhões. De acordo com a Prefeitura, o Regime Diferenciado de Contrato (RDC) – sistema de licitação adotado para estas obras – contempla o objeto contratado com as exigências impostas pelo contratantes. No caso, a empresa teria que entregar no dia previsto já em licitação independente das medidas tomadas para o cumprimento.
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Hoje, serão inaugurados o viaduto estaiado, de 325 metros de extensão; o túnel da avenida Lima e Silva com a avenida São José; o túnel da avenida Jerônimo Câmara em direção a avenida Prudente de Morais e a passarela nesta mesma avenida. Com estas entregas será liberada toda a avenida Prudente de Morais.
As obras de todo o Complexo Viário de Natal estão orçadas em R$ 222,4 milhões, sendo R$ 179,9 milhões repassados pelo Governo Federal por meio de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e R$ 42,5 milhões de contrapartida da Prefeitura do Natal. A obra é de responsabilidade do consórcio constituído entre a Construtora Queiroz Galvão (60%) e Ferreira Guedes (40%) e foi estimada para ser concluída dentro do prazo de 330 dias.
Pendências
Além do túnel da Raimundo Chaves, o binário da Capitão Mor Gouveia com a Jerônimo Câmara, a macrodrenagem da Arena das Dunas, o viaduto da BR-101 e o serviço de padronização das calçadas não serão concluídos antes dos jogos do Mundial em Natal. A macrodrenagem enfrentou dificuldades durante as chuvas, deve ser concluída dois meses após a Copa e é fundamental para o andamento da obra do binário. Essa, tem previsão de ser liberada em meados de setembro.
Do serviço nas calçadas dos principais corredores viários de Natal e suas vias adjacentes, é visível que não será concluído dentro do prazo previsto. A rua Lima e Silva, no trecho entre a Prudente e a rua São José, é um exemplo, onde diversas calçadas foram quebradas e estão no barro, sem qualquer sinal de que alguma serviço está em andamento. A obra orçada em R$ 24,5 milhões para 55 quilômetros de calçadas executou cerca de 12 km, segundo a Semopi devido a questionamentos do Ministério Público a respeito das adequações de acessibilidade.
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