segunda-feira, 10 de outubro de 2011

UFRJ usará pesos diferentes em provas do Enem 2011 para acesso aos cursos de graduação

RIO - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) usará pesos diferentes nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2011 para o acesso a seus cursos de graduação neste ano. A prova de redação terá peso 3 para todos os candidatos, que deverão tirar uma nota mínima de 300 para não serem eliminados do concurso. Quem zerar alguma das outras provas também estará fora da disputa.
LEIA MAIS:Correção da redação do Enem 2011 não será disponibilizada na internet
LEIA TAMBÉM:Inscrições para exame discursivo do vestibular da Uerj terminam nesta segunda
ENTENDA:A fórmula da nota final do Enem
A UFRJ também definiu pesos diferenciados para cada área do exame, de acordo com os cursos. No caso de Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Engenharias, Estatística, Matemática e Química Industrial, a prova de Matemática terá peso 4. Para os cursos de Ciências Econômicas, Geologia e Meteorologia, o peso será 3.
Já a prova de Ciências da Natureza, terá peso 4 para todas as Engenharias e Química Industrial, e para Geologia, peso 3. Nos cursos da área de Humanas, os exames de Ciências Humanas e Linguagens terão peso 2, cada um. O candidato que zerar alguma das provas estará eliminado.
As informações estão no edital de acesso aos cursos de graduação da UFRJ, disponível aqui . Segundo Luiz Otávio Langlois, coordenador de vestibular da universidade, a decisão de adotar diferentes pesos para as provas do Enem foi tomada em conjunto pelo Conselho de Ensino e Graduação (CEG) e as respectivas unidades.
- O peso de cada prova foi definido a partir da solicitação das unidades para cada curso. Já o peso da redação foi uma decisão do CEG para valorizar a prova escrita e avaliar de alguma maneira a capacidade de escrever e se expressar do candidato - explicou Langlois.
Aumento no número de vagas para cotas
Para 2012, a instituição já tinha aprovado mudanças importantes: primeiro, decidiu destinar todas as suas vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza o Enem como fase única. Antes, havia uma segunda etapa com questões discursivas sobre as disciplinas específicas para cada área. Além disso, a universidade incrementou sua política de ações afirmativas com o aumento do percentual destinado para este fim: de 20% em 2011, será 30% em 2012.
Para poder ser beneficiado pelas cotas, os estudantes devem ter cursado todas as séries do ensino médio, ou equivalente, em unidades da rede pública; possui renda per capita familiar menor ou igual a um salário mínimo nacional vigente. No ano passado, não houve restrição de renda, pois a primeira versão do edital previsa a participação apenas de estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro, o que foi derrubado por uma decisão judicial.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2011/10/10/ufrj-usara-pesos-diferentes-em-provas-do-enem-2011-para-acesso-aos-cursos-de-graduacao-925543591.asp#ixzz1aOxpcOMH
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário: