segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Norueguês se torna um dos campeões de xadrez mais jovens do mundo

Com apenas 22 anos, Magnus Carlsen derrota seu principal adversário no Campeonato Internacional de Xadrez e se consagra entre os melhores enxadristas do mundo

Norueguês se torna um dos campeões de xadrez mais jovens do mundo

O jovem Magnus Carlsen, de apenas 22 anos, era um dos favoritos a ganhar o título do Campeonato Internacional de Xadrez, que acontece na cidade de Chennai, na Índia, até o dia 28 de novembro. Mas, para conseguir essa façanha, o enxadrista precisaria vencer Viswanathan Anand, de 43 anos, que carregava o título desde 2007.
Mesmo tendo assumido o primeiro lugar da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) aos 19 anos, Carlsen precisou batalhar para ser o grande campeão. Os enxadristas disputaram uma sequência de dez partidas que começaram no dia 7 de novembro e terminaram somente na última sexta-feira, dia 22.
último jogo se encerrou após 65 movimentos, que foram suficientes para que Carlsen acumulasse a pontuação necessária para ser campeão sem precisar disputar mais duas partidas. Isso fez com que o norueguês se tornasse o 20º jogador a ser nomeado campeão desde 1886.
Infelizmente, por uma diferença de algumas semanas, Carlsen não pode ser considerado o mais jovem do mundo a levantar a taça. Esse título ainda pertence ao russo Garry Kasparov, que ganhou seu primeiro título em 1983, quando também tinha 22 anos. Magnus Carlsen teve a honra de ser treinado pelo grande enxadrista russo por um ano.
Pela vitória, Carlsen recebeu 60% do prêmio de 2,5 milhões de dólares oferecido pela federação, sendo que o restante fica para Viswanathan Anand.

Nenhum comentário: