sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Senado da França aprova reforma que aumenta idade para a aposentadoria

RIO - Os senadores da França aprovaram em votação final nesta sexta-feira, por 177 votos a favor e 153 contra, a reforma na previdência, que, entre outras medidas, aumenta a idade para aposentadoria de 60 para 62 anos. O projeto deverá passar por uma comissão parlamentar mista na segunda-feira, antes que o conselho constitucional, a maior autoridade constitucional da França, dê a aprovação final.
A controversa reforma previdenciária causou uma série de greves e protestos em toda a França. Os manifestantes são contrários ao aumento da idade mínima para aposentadoria e à ampliação da idade para ter direito à aposentadoria integral, que passaria de 65 para 67 anos no caso dos trabalhadores que não atingiram o tempo de contribuição exigido (40,5 anos).
Na manhã desta quinta-feira, manifestantes em greve bloquearam o acesso ao aeroporto de Marselha, no sudoeste do país. Os passageiros impedidos de entrar no aeroporto tiveram que andar com suas malas pelo lado de fora. Com o bloqueio de grevistas a refinarias, cerca de um quarto dos 12,5 mil postos de gasolina franceses ficaram sem combustível na quinta-feira, segundo o ministro da Indústria, Christian Estrosi. continua lendo >>

Nenhum comentário: