sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MEC vai monitorar redes sociais durante aplicação do Enem 2013


Candidatos flagrados pela equipe atualizando sites em locais de prova serão eliminados do exame, garante ministro da Educação


Aloizio Mercadante compara fiscalização do processo seletivo a espionagem dos EUA: "Não é tão eficiente, mas é bom"

BRASÍLIA - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta sexta-feira que o governo vai monitorar as redes sociais durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sábado e domingo. Mercadante enfatizou que é proibido usar celular ou equipamentos eletrônicos dentro das salas de realização do exame e, mais ainda, postar fotos ou qualquer informação relativa às provas. Ele lembrou que 65 participantes do Enem foram excluídos por violarem essa regra e postarem fotos durante a aplicação das provas, em 2012.


Mercadante afirmou que o monitoramento será capaz de identificar mesmo quem se valer de pseudônimos para postar mensagens ou fotos de dentro das salas. E que quem for flagrado fazendo isso será excluído do exame.
Ele chegou a brincar com a eficiência do sistema de monitoramento, comparando-o à espionagem praticada pela NSA (Agência Nacional de Segurança) dos Estados Unidos:
- Não é tão eficiente quanto o do Obama, mas é bom - disse Mercadante. - Não tentem tirar foto dentro da sala. Quem tentar pode esperar, que será identificado.
Segundo o ministro, o sistema será capaz de identificar qualquer postagem em questão de minutos e, nesse caso, os envolvidos serão expulsos.
Mais tarde, ele voltou ao tema e destacou que o monitoramento do Ministério da Educação não viola o direito de ninguém e que busca somente impedir fraudes.
- É um monitoramento republicano e transparente publicamente anunciado.
Em relação a um erro cometido pela organização do Enem em edições anteriores, quando uma participante foi retirada de sala indevidamente porque tinha o mesmo nome de outra inscrita que postara fotos de dentro da sala, o ministro disse que a equipe de fiscalização será criteriosa, na tentativa de evitar que isso se repita:
- Vamos ser bastante cuidadosos, mas seremos rigorosos.
Mercadante disse também que, até esta sexta-feira, não houve nenhum contratempo que ameace a segurança do exame, que tem 7,1 milhões de inscritos e será aplicado em 1,6 mil municípios.
- Não há nenhum vazamento de nenhuma natureza





Nenhum comentário: