Problemas relativos ao ensino público deram o tom do discurso
na primeira Sessão Ordinária do ano realizada pelo Parlamento Jovem da
Assembleia Legislativa, nesta segunda (26), no Plenário Clóvis Motta.
O assunto educação foi tocado por quatro dos seis deputados
mirins inscritos como oradores na Sessão. O jovem Rodrigo Silva solicitou a
construção de uma quadra de esportes para a sua escola, localizada na cidade de
Brejinho. Representando Canguaretama, Afonso Henrique pediu o aumento da frota
de transporte escolar no interior e a construção de abrigos para espera de
ônibus. Para solicitar a igualdade de condições de ensino entre alunos de
escolas públicas e privadas, o deputado mirim Wiliam Betckin citou dados do
ENEM: segundo ele, das cem melhores notas obtidas por escolas potiguares no
exame, 83 delas são privadas. Já o jovem parlamentar Luís Felipe denunciou a falta
de equipamentos nas escolas públicas, algumas delas, ainda usando quadro de giz
branco em suas salas, causando alergias em alunos.
Durante as sessões, os jovens ocupam os mesmos espaços
destinados aos deputados da Casa para desempenhar atividades semelhantes como
apresentar e debater projetos e requerimentos de sua autoria em prol do
desenvolvimento legislativo.
O projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da deputada
Márcia Maia e está na sua segunda edição, oferecendo a oportunidade de jovens conhecerem
o trabalho do Poder Legislativo, desenvolvendo sua consciência política e
crítica por meio do envolvimento com a representação popular através do parlamento.
Os deputados mirins desenvolvem suas atividades com assistência técnica da
Procuradoria Geral e Secretaria Legislativa da Assembleia.
Nesta edição, 12 escolas públicas e particulares de Natal,
Canguaretama, João Câmara e Brejinho participaram do Parlamento Jovem. Cada uma
elegeu dois representantes para a nova bancada.
A próxima Sessão Ordinária do Parlamento Jovem ainda está sem
data definida.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social da ALRN
Telefone: 3232-5768
Nenhum comentário:
Postar um comentário