terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Assembleia: partidos se articulam para indicar composição da Mesa

Indicações de nomes para os cargos de “alto escalão” de vices e secretários da Mesa estão em pauta entre os deputados.

Por Marília Rocha
Tamanho do texto: A


Foto: Elpídio Júnior
Deputada Larissa Rosado (PSB)
Saiba mais
Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte continuam o trabalho de formiguinha para a indicação de nomes para os “altos cargos” da Assembleia Legislativa, mesmo ainda não tendo tomado posse. Faltando ainda duas etapas – a posse e a eleição para a Presidência da Assembleia – os deputados articulam agora quem serão o primeiro, segundo, terceiro secretário da Mesa Diretora e os primeiro e segundo vices.

Os cargos de secretários e vice são os mais disputados – após o de Presidente da Casa – já que eles ajudam na administração da Assembleia e exercem “poder” de articulação em projetos e pautas políticas.

O nome do deputado estadual Ricardo Motta (PMN) já circula nos bastidores como “certo” para a eleição da Casa, seguido por deputados influentes e por um “consenso” entre os partidos.

Agora o destaque se volta para a eleição dos secretários de Mesa - que geralmente são escolhidos pela quantidade de parlamentares por partido - mas que de acordo com a legislação não tem restrição para indicação de nomes.

No cálculo dos partidos, a disputa mais acirrada seria entre os partidos com maior representatividade como o PSB e o PMDB. De acordo com a deputada Larissa Rosado (PSB) a indicação de um deputado do PSB é normal. “O partido tem quatro deputados e vai indicar um lugar na mesa. É uma composição normal, é natural que ocorra indicação de colocação na Mesa. Estamos conversando dentro do PSB para estabelecer o nome, mas o PSB vai estar unido para todas as posições: para votar em Ricardo e para votar na colocação na Mesa e termos uma eleição mais tranqüila”, argumenta Larissa Rosado.

Diferente da candidatura para a Presidência da Casa, a eleição para os cargos de secretários e vices na Mesa Diretora da Assembleia é registrada no momento da eleição e por isso, o trabalho de “formiguinha” dos bastidores é tão importante.

A equipe do Nominuto não conseguiu contato com os parlamentares do PMDB.
 

Siga o portal no Twitter: @Nominuto
 

Nenhum comentário: