sábado, 25 de dezembro de 2010

Você sabia que hoje é aniversário de Natal?

Confraternizações, Natal, réveillon. Em meio a tantas comemorações de fim de ano, uma data importante para os natalenses acaba passando desapercebida: o aniversário da cidade. Natal comemora hoje 411 anos de sua fundação, mas muita gente não sabe ou não se lembra da data. Basta questionar algumas pessoas na rua para constatar.

A funcionária pública Suzana Melo, 31 anos, admite que só soube o dia do aniversário da cidade em 1999, quando houve uma grande comemoração pelos 400 anos de Natal. "Naquele ano teve muitos shows, uma grande festa, foi depois disso que eu atentei para o dia. Eu não sabia que era 25 de dezembro", disse. O comerciante Antonio José da Silva Pereira, 54, comerciante no bairro do Alecrim, tem uma explicação para o fato. "As pessoas só lembram que é aniversário da sua cidade porque sempre é feriado no dia em que se comemora essa data. Aqui em Natal também é feriado, mas as pessoas o associam só ao Natal do nascimento de Jesus Cristo e esquecem doaniversário da cidade", diz.


Tranquilidade, aliada ao crescimento urbano, atrai moradores de outros estados e países Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
Conhecida por suas belezas naturais Natal atrai por ano mais de dois milhões de turistas. Muitos, encantados com as paisagens e a tranquilidade da cidade, acabam voltando para morar. Foi o que aconteceu com o casal paulista Marília Rangel, 36, e Pedro Artur Rangel, 38, que em 1999 veio para Natal passear e decidiu voltar para morar. Uma semana de descanso e turismo foi suficiente para eles decidirem trocar Taubaté, cidade do interior de São Paulo, por Natal. "Nós ficamos encantados com a cidade, achamos tudo muito lindo. E ainda ficamos maravilhados com a possibilidade de frequentar essa praia todos os fins de semana", disse Marília.

Ela cabeleireira, ele comerciante, não pensaram duas vezes, voltaram para casa, comunicaram a família e, menos de três meses depois da viagem turística, retornaram a Natal para morar. "A cidade nos acolheu, nos recebeu de braços abertos. Nesses 14 anos nós fizemos grandes amigos, tivemos dois filhos que nasceram aqui e são legítimos potiguares, e ainda conseguimos nos dar bem profissionalmente. Nós morávamos em uma cidade pequena, mas a qualidade de vida que temos aqui em Natal é incomparável. Hoje, no aniversário da cidade, tudo o que posso dizer é muito obrigado a esta cidade por nos receber tão bem", disse Pedro.

Nenhum comentário: