quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Hospital pode entrar em colapso

Huol corre risco de perder 166 funcionários de setores essenciais devido a determinação do TCU
Lamonier Araújo (especial para o Diário de Natal) // lamonieraraújo.rn@dabr.com.br

O atendimento do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) pode ser comprometido com a demissão de 166 funcionários terceirizados em 2011. O motivo é que em 2006, o Tribunal de Contas da União (TCU) firmou um acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) estipulando o prazo de quatro anos para que todos os postos de trabalho terceirizados dos hospitais universitários do país fossem preenchidos por concursados. No Brasil, existem 46 hospitais universitário sendo que quatro deles estão localizados no Rio grande do Norte.


Onofre Lopes é considerado o mais importante das quatro unidades federais do Rio Grande do Norte Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Dos 166 profissionais terceirizados do Huol, 90% deles são técnicos em enfermagem que são essenciais para a execução das principais atividades do hospital. Caso eles fossem retirados sem a devida substituição, o Huol não teria como manter funcionando sete centros cirurgicos, 12 leitos de UTI, além de prestar assistência a população através da realização de procedimentos de média e alta complexidade desenvolvidos na instituição.

Dos quatro hospitais universitários do RN, o Huol é considerado o mais importante do estado, contando com 700 profissionais, sendo que 166 deles são terceirizados através da Fundação Norte RioGrandense de Pesquisa e Cultura (Funpec).

Saiba mais

Atendimentos mensais:
Exames de média complexidade: 18.500 Exames de alta complexidade: 400

Consultas Ambulatoriais: 8 mil

O que seria comprometido:
- Sete centros cirurgicos

- 12 leitos de UTI

- Realização de procedimentos de média e alta complexidade

+ Mais
Acordo com MP prevê demissões até 31 de dezembro

Nenhum comentário: