sábado, 25 de dezembro de 2010

Terminal pesqueiro adiado de novo

A inauguração do Terminal Pesqueiro de Natal ficou para 2011. A informação é do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Francisco Chagas Azevedo. De acordo com ele, resta concluir 8% da primeira etapa, o que não deverá ser alcançado até o final de 2010. "Falta construir as divisórias dos galpões", explica. Segundo o secretário, a empresa atrasou a entrega do material, reduzindo o ritmo da obra. Ele lamenta o atraso, mas diz não ser possível inaugurar uma obra ainda não finalizada. "Infelizmente, não vai ser inaugurado este ano. Não dá para inaugurar algo que não está pronto. Vai ficar para a próxima gestão". Segundo Francisco Chagas, o governador Iberê Ferreira de Souza vai visitar o terminal no início da próxima semana para avaliar o andamento da obra.


Foram investidos R$ 37,5 milhões na construção da infraestrutura Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A inauguração já foi adiada várias vezes. No dia 19 de novembro, o Diário de Natal publicou uma matéria anunciando o novo prazo. O governo havia marcado a conclusão da primeira etapa para a última quarta-feira. A agência do RN, do governo do estado, divulgou, no dia 18 de novembro, que o andamento das obras do Terminal Pesqueiro de Natal seguia estritamente dentro do cronograma estabelecido. "As obras do Terminal Pesqueiro de Natal já entraram na reta final e daqui há pouco mais de um mês vamos tornar real um sonho antigo dos que trabalham na atividade pesqueira do estado", afirmou o governador Iberê Ferreira de Souza, ainda em novembro.

Antes disso, no dia 12 de julho, a Agência RN chegou a divulgar que a primeira etapa seria entregue no final do mês de novembro, após anúncio do próprio governador Iberê Ferreira de Souza. Em julho, o Ministro da Pesca, Altermir Gregolim, visitou as obras do terminal. "Estamos totalmente dentro do cronograma, tanto que nem estamos precisando trabalhar em dois turnos, estamos em jornada diária única. Temos 220 homens na obra e vamos entregar a primeira etapa do terminal no final de novembro com certeza", afirmou Francineto Queiroz, engenheiro responsável, à Agência RN, em julho.

As projeções iniciais não se cumpriram. O governador deixa o mandato em 1º de janeiro e deixa o Terminal para ser inaugurado pela governadora eleita Rosalba Ciarline. Ao todo, foram investidos R$ 37,5 milhões na construção do Terminal, que dará ao Rio Grande do Norte a infraestrutura necessária para incrementar a atividade pesqueira. O governo do estado estima que a atual frota de embarcações atuneiras potiguar passe de 45 para 90 barcos já no segundo ano de operação do terminal.

Nenhum comentário: