quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Getúlio negou convite para Saúde devido a "falta de autonomia" do gestor

O deputado estadual Getúlio Rego confirmou o convite da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) para assumir o a Secretaria de Saúde do estado. Assim como o parlamentar fez quando foi chamado pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), para assumir a Saúde do município, ele negou o convite da correligionária. O argumento utilizado pelo deputado foi que, com a atual lei, ele não teria autonomia para solucionar problemas de imediato e, por consequência, sofreria grande desgaste político. De acordo com o deputado, o novo secretário já está definido.
Arquivo TNGetúlio Rego afirma que nome do futuro secretário já está definido e será anunciado na quinta-feira
Getúlio Rego afirma que nome do futuro secretário
já está definido e será anunciado na quinta-feira

Reeleito para o oitavo mandado na Assembleia Legislativa, Getúlio Rego, durante entrevista à 98 FM, informou que teve conversa com Rosalba Ciarlini na segunda-feira (27), quando a governadora eleita formalizou o convite ao democrata. Caso o deputado aceitasse assumir a função, Rosalba encontraria uma forma de acomodar o deputado José Adécio (DEM), que foi derrotado na última eleição e ocupará a primeira suplência da coligação. No entanto, Getúlio Rego preferiu seguir no Legislativo e recusou o convite.

Na opinião do deputado do Alto Oeste, a saúde está muito borocratizada, o que vem inviabilizando as ações dos gestores e dificultando respostas rápidas à população sobre problemas graves. Esse foi o motivo pelo qual Getúlio Rego recusou a proposta. "O cargo não me atraía, tendo em vista que o gestor da Saúde, no atual arcabouço jurídico, é um pastorador. Imagine que constrangedor, como político, que uma pessoa me viesse com uma demanda e eu dissesse que ele tinh que acionar a Justiça para conseguir. Eu precisaria de autonomia, pelo menos para os casos emergenciais", disse o deputado.

Após a negativa, Getúlio disse ter repassado uma lista com sugestões de nomes à governadora eleita que poderiam assumir o cargo. De acordo com ele, a escolha já foi feita e o secretário será anunciado na quinta-feira (30). "É uma pessoa distante da política partidária", explicou Getúlio, que também alertou para os problemas que o novo gestor enfrentará. "A falta de autonomia, os entraves burocráticos são um problema para qualquer secretário. É preciso uma articulação para gestar uma lei para que, pelo menos nos casos emergenciais, os entraves sejam menores", sugeriu.

Técnicos

Ainda durante a entrevista, Getúlio Rego elogiou a postura da governadora eleita em indicar pessoas que não têm ligação política para comandar as secretarias de Educação, Betânia Ramalho, e a de Saúde, que ele não informou. Contudo, a expectativa é que o médico Ricardo Lagreca, diretor do Hospital Universitário Onofre Lopes, seja indicado para o posto.

Nenhum comentário: