terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Robinson se despede do parlamento

Anna Karlla Fontes - 14/12/2010
João Gilberto

Durante o Grande Expediente da última sessão ordinária desta legislatura, na tarde desta terça-feira, 14, o deputado Robinson Faria usou da tribuna para uma emocionada despedida da Casa e dos seus colegas parlamentares. Em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, que exerceu como deputado seis mandatos consecutivos e presidiu o parlamento nos últimos oito anos, foi aparteado por praticamente todos os deputados presentes no plenário.
Robinson fez um breve balanço da sua gestão. Citou os avanços conquistados pela Casa nos últimos anos, que resultaram, principalmente, numa maior interação com a população norte-rio-grandense. Entre as conquistas, nominou a TV Assembleia, cuja transmissão em canal aberto foi oficializada deste ontem, experimentalmente para a Grande Natal e a FM Assembleia, que opera via web. O deputado mencionou a confiança da sociedade civil organizada no parlamento, que se transformou num Fórum Permanente de Debates e vem realizando, proporcionalmente, o maior número de audiências públicas em todo o território nacional, discutindo e encontrando soluções para os problemas que mais afligem o povo potiguar. “Somos o primeiro lugar em audiências públicas no Brasil e isso é motivo de orgulho para os deputados”.
O presidente da Assembleia, que deixa o cargo no dia primeiro de janeiro para assumir como vice-governador do RN, citou projetos que vêm sendo realizados com sucesso e que têm o total aval da população, como o Assembleia Itinerante e Assembleia Cidadã. Este último, chegando a atender mais de 150 mil pessoas em ações de saúde, educação, capacitação e cidadania, como a retirada de documentos.
Em seu aparte, o deputado Nelter Queiroz afirmou: “Robinson irá fazer uma grande falta em nossa Casa, pelo consenso que sempre prezou. É um grande homem e será nosso eterno presidente”. O deputado José Dias ressaltou a antiga amizade, de mais de 30 anos, antes mesmo de conviverem no parlamento: “Um dos grandes privilégios pra mim foi essa convivência”, disse.
Robinson fez um pronunciamento de quase duas horas, antes de iniciadas as votações. A deputada Gesane Marinho disse que sua gestão deixa como um dos grandes legados a abertura das portas da Casa para o povo. Robinson foi aparteado ainda pelos deputados Gustavo Carvalho, Marcia Maia, Ricardo Motta, Antônio Jácome, Ezequiel Ferreira, Walter Alves, Larissa Rosado, Getúlio Rego, Fernando Mineiro, José Adécio, Wober Júnior, Lavoisier Maia, Leonardo Nogueira e Paulo Davim.
“Por tudo o que foi dito aqui, por sua história e credibilidade, você merece tudo de bom e as merecidas homenagens do povo do Rio Grande do Norte. Que você faça um bom governo para felicidade de nossa gente”, disse Lavoisier.
“Em cada depoimento passou um filme dos últimos quatro anos. Robinson foi um exemplo de determinação, simplicidade e bom senso. E me sinto extremamente gratificado. Ele conseguiu imprimir o carimbo da honestidade, transparência e verdade e sua liderança é comprovada por nós, seus colegas e reconhecida publicamente. Com certeza o futuro lhe reserva um lugar de destaque”, disse o deputado Leonardo Nogueira.
Ao final do seu pronunciamento, Robinson disse que também procurou fazer justiça àqueles que trabalham em silêncio e que não aparecem na TV Assembleia, nem nos jornais, dando um tratamento igualitário a todos os funcionários e encerrou: “Hoje é a última vez que venho a essa tribuna como deputado e presidente desta Casa, depois de 24 anos. É o meu momento de agradecer a quem me ajudou. Muito obrigado a todos os servidores, deputados e à sociedade. Pois o maior sonho que realizei, foi fazer daqui verdadeiramente a Casa do povo”.

Nenhum comentário: