terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Esportes

Esportes

Uma vida para o esporte
No Dia do Atleta, DN traz depoimentos de pessoas que dedicaram suas vidas a representar o estado
Luan Xavier // luanxavier.rn@dabr.com.br

Hoje, 21 de dezembro, é comemorado o Dia do Atleta e o Diário de Natal traz nesta terça-feira depoimentos de pessoas que fazem do esporte o principal guia de suas vidas. Ícones do esporte, como a ex-atleta potiguar Magnólia Figueiredo, jovens promessas, como o garoto João Lucas, nadador de apenas 14 anos, e pessoas que dedicam suas vidas a estudar e aprimorar o desempenho dos atletas em suas atividades, como o médico Roberto Vital, falaram à nossa reportagem sobre esse dia. Nos depoimentos vida e esporte se misturam e dão a entender o quão importante é ser atleta para algumas pessoas.


Magnólia foi uma das atletas que mais representou o Brasil em Olimpíadas Foto: Frankie Marcone/DN/D.A.Press
Magnólia Figueiredo é um dos maiores ícones do esporte potiguar. Com quatro olimpíadas disputadas e uma vasta coleção de medalhas, a ex-atleta dedicou nada menos que 34 anos de sua vida ao esporte. Segundo ela, o mais importante, antes mesmo das conquistas, foi o que ficou para sua vida. "Foi muito importante a transmissão de princípios e valores antes mesmo do trabalho ser iniciado", afirma. "O maior legado nem foram os resultados técnicos alcançados, mas foi perceber as melhorias para a minha formação pessoal", comenta. "Me sinto muito privilegiada por ter despertado muito cedo para uma modalidade esportiva", revela Magnólia. Ela conta que a vida no esporte lhe rendeu benefícios para sua carreira profissional, sua vida como mulher e também de mãe, principalmente no tocante ao compartilhamento de conhecimentos e transmissão de valores. O respeito, a disciplina, os valores e os sonhos são coisas que foram fatores ganhos e cultivados por Magnólia durante toda sua vida como atleta e até como ex-atleta. "A minha trajetória como atleta me deu muito do que eu precisava para minha vida", salienta. "Acho que por isso que eu continuo atuando nessa área", afirma Magnólia.

Transmissão de valores também é um fator importante para um atleta, segundo o ex-jogador e ídolo da torcida do ABC, Alberi. "A coisa mais importante que nos traz é o respeito", afirma. O futebol pode até ter "passado" na vida de Alberi, mas ainda hoje os valores não perderam importância. Ele fala que o que mais ficou de bom quando parou de jogar foram as amizades verdadeiras. "No esporte a gente faz amigos, mas são amizades verdadeira. São pessoas que onde você as encontrar pode dizer que são seus amigos", afirma.
+ Mais
Promessa de um futuro nas águas

De atleta a médico de atletas

Nenhum comentário: