sábado, 25 de fevereiro de 2012

Empresa banca o casamento de funcionários

Companhia mexicana realiza cerimônias para seus empregados há 10 anos. 540 pessoas já se casaram com a ajuda do benefício

Época NEGÓCIOS Online
Divulgação / Reprodução Internet
Além de cobrir os custos do casamento, a Plamex também oferece cursos para pais de primeira viagem
Há 10 anos, a Plamex, uma empresa mexicana do grupo Plantronics, concluiu que realizar uma cerimônia de casamento em massa para seus funcionários não era suficiente. A companhia decidiu, então, que deveria também pagar todos os custos do evento.
Localizada em Tijuana, a indústria manufatureira é uma das chamadas “maquiladoras” mexicanas – conhecidas por suas precárias condições de trabalho e pela baixa remuneração de seus empregados.
Por isso, algumas dessas companhias chegam a obter lucros anuais que dobram a cada ano. Na Plamex, no entanto, o crescimento não passa dos 36%. Isso porque, a empresa oferece uma série de benefícios a seus funcionários, incluindo o custeio dos casamentos, revela reportagem do site da revista americana Fast Company.
A cerimônia é completa e ocorre todos os anos desde 2002. Inclui música, decoração e a presença dos membros das famílias de todos os noivos e noivas. Pode parecer estranho que uma empresa se envolva em um evento tão particular dos funcionários, mas é preciso considerar o contexto.
Quando a Plamex começou a realizar a cerimônia, a prefeitura de Tijuana exigia que qualquer pessoa que desejasse se casar na região trouxesse a certidão de nascimento original de sua cidade natal. Para um funcionário de baixa renda, só o valor dessa viagem para buscar o documento já é muito cara (vale destacar que na Plamex 70% dos funcionários são de fora de Tijuana). Adicione a isso os custos de realizar um casamento: a locação de um lugar para a cerimônia e para a festa, a certidão, um juiz ou um padre, exames médicos e uma imensidão de outras coisas. O valor acaba se tornando significativamente alto para um trabalhador mal remunerado.
Assim, a Plamex decidiu cobrir esses gastos. Cerca de 540 pessoas já se casaram na empresa. Só este ano, 28 casais disseram o “sim” aos seus parceiros na cerimônia, que foi realizada no dia 17 de fevereiro. Como fazer um evento para tanta gente não é barato, a empresa encontrou maneiras inteligentes de cortar alguns custos. Por exemplo, em vez de contratar uma banda para tocar durante a festa, a Plamex realiza uma competição de talentos (algo ao estilo do programa “Ídolos”, do SBT), entre seus funcionários. Assim, o que melhor se apresentar se torna o astro da festa. Além disso, os próprios empregados ajudam a decorar a cerimônia.
Divulgação / Reprodução Internet
Convidados assistem à cerimônia realizada pela empresa. Os próprios funcionários ajudam na decoração da festa
Mais benefícios
A empresa chega a ir além do casamento e disponibiliza também cursos para quem vai ser pai ou mãe pela primeira vez. Para aqueles funcionários que sonham em se formar em vez de casar, a Plamex oferece aulas tanto para quem quer tirar o diploma do segundo grau, quanto para quem deseja fazer mestrado em engenharia elétrica.
“Se você resolver esses problemas dos funcionários, eles ficam mais relaxados e mais focados em fazer o que a companhia precisa”, disse Alejando Bustamante, presidente da Plamex à publicação. “Quando eu comecei a trabalhar aqui, há 17 anos, eu prometi uma coisa aos funcionários: respeito”, diz ele.
As iniciativas da Plamex fizeram a empresa receber o prêmio internacional de “Melhor Lugar para Trabalhar”, que analisa pesquisas anônimas entre funcionários. Além disso, a manufatureira passou a servir de exemplo e foi visitada por mais de 100 companhias no ano passado, que desejavam conhecer melhor o funcionamento da política com os funcionários.

Siga Época NEGÓCIOS nas redes sociais

Nenhum comentário: