sexta-feira, 2 de março de 2012

Faça você mesmo, no grito

Yuno Silva - Repórter

A busca por um lugar ao sol ganha proporções coletivas no Festival Integrado Grito Rock Natal 2012, onde artistas de todas as vertentes entram em órbita ao redor do conceito "faça você mesmo" - a mesma máxima que serviu como combustível para o movimento punk nos anos setenta. Sugestivamente calcado no tema "Diga que me odeia com amor", o evento movimenta o histórico bairro da Ribeira neste sábado, entre 15h e 21h, com uma extensa programação gratuita e descentralizada que integra ações de música, artes visuais, audiovisual e artes cênicas.
DivulgaçãoAtor Rodrigo Bico, performe Rodrigo Silbat, coletivos artísticos como Ame e Coletivo das mulheres, Shaman Tribal, poesia comestível de Gabriela Sales e Letícia Torres e duo Sotaque são algumas atrações do Grito do Rock 
Ator Rodrigo Bico, performe Rodrigo Silbat, coletivos artísticos como Ame e Coletivo das mulheres, Shaman Tribal, poesia comestível de Gabriela Sales e Letícia Torres e duo Sotaque são algumas atrações do Grito do Rock

Esta é a terceira edição do festival na capital potiguar, que a cada ano mobiliza um número maior de tribos urbanas e interessados em mostrar a produção artística muitas vezes enclausurada pela falta de espaços e oportunidades para ser apresentada ao respeitável público. Por estar embasada em redes colaborativas, a programação é toda escalada a partir de participações voluntárias.

A versão natalense do festival agrega performances e esquetes teatrais, intervenções urbanas e escambo livre de produtos como discos, quadros e livros, saraus poéticos e recitais de música, debates, gastronomia, oficinas de arte, multimídia e exposições. As atividades são simultâneas e acontecem entre o Beco da Qurentena, rua Frei Miguelinho e a av. Duque de Caxias, ocupando espaços culturais do bairro como a Casa da Ribeira, Nalva Melo Salão, Espaço Gira Dança e a sede do grupo Atores à Deriva.

INVESTIMENTO ARTÍSTICO

A iniciativa de realizar um festival integrado começou em 2002, pelo Espaço Cubo coletivo sediado em Cuiabá (MT), mas foi só a partir de 2006, com o surgimento da rede Fora do Eixo, que o projeto transcendeu fronteiras e passou a envolver outras cidades. Em sua décima edição, o Grito Rock se espalha por 200 cidades de 15 países. "Em 2010, o festival conectou de 80 a 90 cidades e no ano passado foram 130. A tendência é crescer", aposta Gabriel Ruiz, responsável pela comunicação do Grito Rock 2012 centralizada na base montada em São Paulo, de onde conversou por telefone com a TRIBUNA DO NORTE.

Apesar do ponto de convergência, Ruiz informa que as atividades são descentralizadas: "Temos equipes setorizadas para atender e dar suporte a todas as etapas do festival, onde cada equipe local tem total autonomia para montar programação, articular parcerias e captar patrocínio." Como não há um patrocínio geral, as atrações são voluntárias e estão sintonizadas com o esquema 'plantar antes para colher depois'. Ou seja, "é um investimento artístico que visa divulgar um trabalho e formar plateia. Dessa maneira, a cena local se fortalece e amplia a possibilidade de buscar sustentabilidade", acredita Gabriel.

Ele explicou que cada uma das 200 etapas do Grito Rock 2012 é monitorada através de índices (chamado Fora do Eixo Card), como uma pontuação que indica o nível de envolvimento da equipe local de produção. "Como não rola grana, é tudo uma questão de troca de serviços ligados, principalmente, ao segmento cultural. E com a leitura desses índices temos uma noção de como foi o resultado em cada cidade." Segundo Gabriel Ruiz, a pontuação acumulada determina o grau de suporte que determinada etapa poderá receber em edições futuras - tudo em forma de prestação de serviços, como assessoria de comunicação ou produção de peças publicitárias (teaser para rádio, tv e web, por exemplo). "Por isso acompanhamos de perto o que está acontecendo."

ALCANCE DO GRITO

O Festival Integrado Grito Rock 2012, visto como o maior do gênero das Américas, propõe alternativas colaborativas e sustentáveis de produção, circulação de artistas, agentes e tecnologias sociais de interação. Este ano, o modelo idealizado pela rede Fora do Eixo alcançou países latino-americanos como Honduras, Costa Rica, Guatemala, Argentina, Bolívia, Nicarágua, Colômbia e Chile.  Também se estende pelo Cidade do México, Los Angeles (EUA) e atravessa o Atlântico para movimentar a cidade de Braga em Portugal.

No Brasil, o Grito Rock 2012 movimenta 38 cidades na região Sul, 36 no Nordeste, 81 municípios no Sudeste, 13 na região Centro Oeste e 19 no Norte do país - no Rio Grande do Norte o evento acontece hoje em Mossoró e amanhã em Natal). "E estamos com inscrições abertas para incorporar novas propostas em 2013", adianta Gabriel.

PROGRAMAÇÃO

O Grito Rock Natal 2012 acontece simultaneamente, entre 15h e 21h, na Casa da Ribeira, Beco da Quarentena, Nalva Melo Salão, Espaço Gira Dança e sede do grupo Atores à Deriva. A programação é gratuita e integra ações de música, artes visuais, audiovisual e artes cênicas. Confira as atividades:

- Vivências

Oficina de Carimbo Artesanal com Patrícia Souza; e "Dos encontros", vivência poética e teatral com Thiago Medeiros

- Mostra Ocupação

Exposição de trabalhos criados sobre suporte em vinil, poster, estêncil, stick e 'lâmbe'

- Performances

Badu Morais, Rodrigo Silbat ("Quer Tc?"), Egbe Capoeira Angola, Plínio Sanderson e Coletivo Amostra

- Intervenções Urbanas

Coletivo Outros Potes; CUFA; Coletivo 122; Coletivo Ame; e intervenção "Camada de Ozônio", com Anderson Leão e Álvaro Dantas

- Escambo Central (espaço aberto para trocas e vendas)
Daslouka Brechó; Bolsas Pra Caber; Sandálias Parêa; Marcha da Maconha; Coletivo Outros Potes; Ideias Verdes (distribuição de mudas); Centro de Cultura da Vila de Ponta Negra

- Fórum Arte Cidade (17h, na Casa da Ribeira)

Mostra de vídeos; Exposição e premiação do Concurso Artefato; e Observatório Arte Cidade

- Cabaret (esquetes cênicas em Nalva Melo Café Salão)

Tropa Trupe; Gira Dança; Força Zouk; Shaman Tribal; fragmento do espetáculo "Para parar de me doer", com Thiago Medeiros; fragmentos do espetáculo "Não pise na Dama", com Carol Piñeiro; fragmento do projeto Poesia Comestível Língua & Coração, com Gabi Sales e Letícia Torres; fragmento do espetáculo "Yabas", do Coletivo Nkinnkin; o monólogo "Imperador das Fabulações", com Rodrigo Bico; e o vendedor de ilusões Teco Cacareco (Theo Macedo)

- Momento Musical

Berimblues; Poti Axé; e grupo Sotaque, Eduardo Juarez (violão) e Oswin Lohss (piano)

Serviço:Grito Rock Natal 2012 - Diga que me odeia com amor. Sábado (3), entre 15h e 21h na Ribeira - acesso gratuito. A segunda etapa do evento acontece dia 13, às 20h, na Casa da Ribeira, com shows das bandas Camarones Orquestra Guitarrística e Hey Apple - ingressos R$ 5. Informações pelos telefones (84) 9154-9792 e 9920-5376 ou na página eletrônica gritorock.com.br.

Nenhum comentário: