terça-feira, 22 de março de 2011

Brasileira ganha R$ 381 mil por ter voz comparada à de Bob Esponja

Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
A trabalhadora brasileira de empresa do ramo de seguros Licia Faithful, 31 anos, que vive em Tunbridge Wells, Kent, ganhou na Justiça britânica o equivalente a R$ 381 mil por ter a voz comparada, pelos colegas de trabalho, à do personagem de desenho animado Bob Esponja. A Justiça britânica considerou discriminação racial o fato de a brasileira ter o sotaque ridicularizado e declarou culpados os gerentes da AXA PPP Healthcare.
Licia afirmou ter ficado em estado de fragilidade emocional depois de ter sido alvo de abuso durante 18 meses por seus colegas. A brasileira disse ainda que a comparação com o personagem de desenho animado de voz anasalada e infantilizada a deixou deprimida e incapaz de completar as mais básicas tarefas domésticas.

Os colegas perguntavam se ela estava sob efeito de drogas porque vinha da América do Sul e até chegaram a gravar a voz dela e a imitar em tom de chacota.

Segundo ela, as bandeiras do Brasil foram tiradas de sua mesa de trabalho e escondidas, e o gerente a proibiu de usar um broche com a logo da bandeira brasileira.

Ela sustentou ainda que era rotulada de esquisita e preguiçosa e suas conquistas de trabalho eram ignoradas enquanto as de outros eram reconhecidas.

Nenhum comentário: