quarta-feira, 16 de março de 2011

Reator sofre rachadura em Fukushima e agrava crise no Japão

Autoridades adotam cautela para abordar o assunto

O site do Jornal The New York Times informou nesta quarta-feira que autoridades japonesas reconheceram que o reator 3 do complexo de Fukushima apresenta rachaduras. Agora é possível que a estrutura esteja liberando vapor radioativo.
A televisão japonesa mostrou imagens do que seria vapor saindo da estrutura. A ruptura, na unidade piorou as condições da planta, um dia depois de autoridades anunciarem que o vaso de contenção do reator 2 também tinha rachado.
As autoridades envolvidas no caso adotaram uma postura cautelosa para abordar o assunto. De acordo com o chefe de gabinete do governo japonês, Yukio Edano, a possibilidade de que o reator "ter sofrido danos graves em seu vaso de contenção é baixa."

 


A Tokyo Eletric Power Co. (Tepco), responsável pela usina, no entanto, disse que o resfriamento do reator 3, movido a plutônio, é a "prioridade" para evitar um desastre de proporções maiores.
Os níveis de radiação subiram no local e os 50 trabalhadores que lutam para realizar o trabalho foram retirados da usina. No final da noite no Japão, a contaminação caiu e os técnicos puderam voltar ao complexo.
Entenda como ocorreu o terremoto:

Nenhum comentário: