quarta-feira, 16 de março de 2011

Trabalhadores são retirados temporariamente da usina de Fukushima, informa governo japonês

Medida foi temporária e funcionários já teriam sido autorizados para retornar à usina

Atualizada às 01h18min
Funcionários da central nuclear de Fukushima, no Japão, foram retirados nesta quarta-feira (horário local) por causa do aumento da radioatividade no complexo, informaram fontes oficiais. No entanto, a medida foi temporária. Os trabalhadores teriam sido autorizados a retornar para o local, segundo o Jornal da Globo.

— As autoridades retiraram os funcionários para uma zona segura, de maneira temporária, explicou o porta-voz do governo Yukio Edano.

Segundo um responsável da Agência de Segurança Nuclear japonesa, "a evacuação do pessoal foi ordenada às 10h40min (22h40min de Brasília de terça) devido ao aumento da radioatividade".

Por volta das 6h desta quarta-feira (início de noite de terça-feira no Brasil), um novo incêndio foi registrado no reator 4 da usina de Fukushima. Em seguida, uma fonte do governo informou que o fogo havia sido controlado.

Entenda como ocorre e quais são os perigos de um vazamento nuclear

A usina é operada pela Tokyo Electric Power Co. (TEPCO). Um incêndio atingiu o quarto andar do prédio do reator número 4 da usina de Fukushima 1, a 250 km de Tóquio.

Na terça-feira, o mesmo reator foi atingido por outra explosão e incêndio que causaram danos no teto do prédio. Após o tsunami de sexta-feira passada, uma série de graves problemas atinge a central de Fukushima 1, onde os prédios dos reatores 1, 2 e 3 também foram destruídos parcialmente por explosões.

Nenhum comentário: