sexta-feira, 8 de abril de 2011

RN ganha primeiro centro de políticas sobre drogas do país

Sede foi inaugurada na tarde de ontem, no bairro de Lagoa Nova, pela prefeita Micarla de Sousa


A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), inaugurou o Centro Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (Centad), que oferece prevenção e tratamento para dependentes químicos e seus familiares. A inauguração da nova sede destinada à prevenção e ao atendimento aos usuários de drogas aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 7, e contou com a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, além de outras autoridades.


Centad tem como funções orientar e encaminhar pessoas com dependência química para a rede de atendimento do SUS Foto:Carlos Moura/CB/D.A Press
O Centro Municipal, localizado na Avenida Jaguarari, 2188, em Lagoa Nova, tem como função acolher, orientar e encaminhar pessoas com dependência química para a rede de atendimento do SUS. Após o acolhimento, o psicólogo faz uma avaliação do grau de dependência química e, a partir de então, a melhor forma de tratamento é definida.

Já os dependentes que necessitam de tratamento prolongado são encaminhados para uma das seis comunidades terapêuticas parceiras da Prefeitura do Natal. Ao todo são disponibilizadas 85 vagas destinadas exclusivamenteaos dependentes químicos atendidos pelo Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Droga (DPAD).

Ressaltando o sentimento de dever cumprido, a prefeita Micarla de Sousa enfatizou a importância deste único centro municipalizado de política sobre drogas e álcool do País, que irá atender 250 usuários por mês. "Tratar sobre a política de combate à droga e ao álcool é falar sobre a cultura de paz. Então, fico muito feliz em entregar um centro focado no tratamento desta 'chaga' que tem exterminado tantas famílias e acabado com a vida dos nossos jovens. Este é um passo muito importante e espero que Natal se torne um exemplo para o Estado", ressaltou a chefe do Executivo Municipal.

A diretora do DPAD, Edineuza Paiva, explica que o Centro atua em três vertentes, que incluem a prevenção, o acompanhamento ao dependente químico e sua família e a reinserção no mercado de trabalho. "Nós acolhemos o usuário de drogas, fazemos o trabalho motivacional, encaminhamos para a rede SUS, para os grupos de auto ajuda ou para as comunidades terapêuticas com as quais mantemos convênio. Além disso, também estamos fazendo cursos de encaminhamento social para que estas pessoas, após o tratamento, possam se reinserir no mercado de trabalho", esclarece Edineuza.

Nenhum comentário: