quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Governo quer recadastrar 25 mil aposentados no RN


Planejamento do censo previdenciário é regularizar a situação dos aposentados ativos e inativos do Rio Grande do Norte.

Por Marília Rocha
Tamanho do texto: A


Divulgação
José Marlúcio Diógenes, presidente do IPERN.
Os mais de 25 mil servidores aposentados do Governo do Estado ativos ou inativos deverão responder até maio do próximo ano o censo previdenciário que irá identificar quem são, onde estão lotados e quanto custa o pagamento dos servidores. Nesta quinta-feira (8), o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN), José Marlúcio Diógenes Paiva deu início a largada para o recadastramento.

“A revisão do cadastramento foi iniciada em maio, mas a procura foi pequena e estávamos esperando a conclusão de um processo de informatização para a listagem dos aposentados. Agora, estamos prontos para receber os aposentados e debater a situação de cada um”, argumenta.

A preocupação de iniciar o processo ainda este ano é motivada pelo desconhecimento de quantos aposentados existem no quadro do Governo do Estado – espalhados em todo o Rio Grande do Norte – e saber quais ainda estão vivos. “Queremos conhecer quem são os aposentados e regularizar a situação de cada um”, explica.

O sistema do Ipern irá receber os aposentados de acordo com o mês de aniversário a partir do mês de outubro. Em setembro, os aposentados que fizeram aniversário nos meses de maio, junho, julho, agosto e no mês atual devem procurar a sede do Ipern no horário das 7h30min às 13h30min.

O receio de “perder” o benefício foi esclarecido por José Marlúcio, explicando que mesmo que o aposentado tenha falecido, a família terá direito a pensão. Caso contrário, se a família estiver escondendo o falecimento do parente, irá ter que devolver aos cofres públicos a quantia recebida. “Se o aposentado faleceu, a família não tem direito a receber o valor da aposentadoria, mas rever a pensão da família”, argumenta o presidente do Ipern.

Os aposentados devem procurar as unidades com os documentos pessoais: CPF, identidade e comprovante de residência.

Censo
O Censo Previdenciário foi instituído através do edital nº 001/2011, publicado no Diário Oficial do Estado em 08 de abril de 2011, onde informa que o aposentado ou o seu representante legal que não se apresentar no período estabelecido, o mês em que faz aniversário, receberá uma notificação estabelecendo um novo prazo e, posteriormente, permanecendo sem atualizar os dados cadastrais junto ao instituto, terá o benefício suspenso.

Os aposentados que residem em outros Estados, deverão acessar o site do IPERN, www.ipe.rn.gov.br preencher o formulário (recadastramento 2011), imprimir e reconhecer a firma da assinatura em Cartório, anexar os documentos solicitados e enviar à sede do IPERN através dos Correios.

O atendimento ao Censo Previdenciário poderá ser feito na sede do IPERN, que funciona na Rua Jundiaí, nº 410, próxima a Catedral nas agências de Mossoró, Currais Novos e Caicó nas unidades que funcionam nas Centrais do Cidadão nos seguintes municípios: Pau dos Ferros, Alexandria, Caraúbas, Assú, Santa Cruz, Macau, Nova Cruz, João Câmara, São Paulo do Potengi, São José de Mipibú, Macaíba e Ceará-Mirim.

Os que não puderem comparecer por problemas de saúde, idade ou locomoção, deverão nomear um representante através de procuração pública. Os servidores aposentados, que fizeram aniversário no período de janeiro a abril, farão o recadastramento no próximo ano.

As dúvidas podem ser esclarecidas através dos telefones: 3232-2902 3232-2915 e 3232-2930. Ou ainda através do e-mail: ipernouvidoria@rn.gov.br e do site do IPERN.
 

 

Nenhum comentário: