terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mostra Grande Angular apresenta talentos da fotografia potiguar


Os interessados em participar das oficinas devem fazer inscrição no Senac Alecrim. Palestras e oficinas fazem parte da programação.

Por Redação
Tamanho do texto: A


Foto: Carla Régia
A partir desta terça-feira (27), os amantes da fotografia poderão conferir a quinta edição da mostra Grande Angular, na Pinacoteca do Estado. O lançamento ocorre às 20h, com palestra do fotógrafo alemão Henry Vincent Knauer. A iniciativa conta ainda com duas oficinas gratuitas, nos dias 01 e 08, no mesmo local.

Henry Vincent Knauer tem nacionalidade alemã, mas é um cidadão do mundo. Ele se divide entre a paixão por fotografia, música e viagens. Já passou por países como México, Guatemala, Índia, Indonésia, Turquia, Canadá, Egito, Marrocos e Espanha e decidiu se radicar em Nízia Floresta, no litoral potiguar. Atualmente, projeta um centro cultural no município, onde pretende se instalar definitivamente. O espaço será voltado para a realização de eventos, shows e cursos, com galeria de arte e restaurante.

Aberta ao público até 19 de outubro, a Grande Angular apresenta trabalhos de alunos formados pelo curso de fotografia digital do Senac. São mais de 100 fotos, subdivididas em 12 ensaios. Onze retratam o olhar dos concluintes do curso Fotógrafo Profissional e possuem temas diversos, enquanto os alunos do nível básico produziram trabalhos voltados ao tema “natureza”.

A artista Sônia Figueiredo assina a exposição “Em Preto e Branco”, na categoria profissional. Ela atua na área há quatro anos e, pela primeira vez, exibirá seu trabalho que experimenta com o efeito negativo, enfatizando o lado artístico da fotografia. São utilizados recursos da câmera na captação da luz aliados ao uso de editores de imagem. “Mas a técnica não cabe a qualquer foto. É preciso que haja o contraste adequado dos tons neutros em relação aos pretos e brancos da imagem para um bom resultado”, explica.

Foto: Sônia Figueiredo

Segundo ela, a inspiração veio de retratos do acervo de família. “Gostava muito de observar as fotos que minha avó guardava como relíquias, algumas delas retocadas à mão. Estudava a incidência de luz nos elementos da composição, a projeção de suas sombras, o posicionamento das pessoas no quadrado da foto, as histórias e emoções que estavam por trás de seus semblantes”, diz.

Os visitantes da Grande Angular também encontrarão inusitadas fotografias panorâmicas de Natal, por Marcelo Baracho; imagens sobre diferentes situações de luz e cor, retratadas pelas lentes de Gui Clementino; e uma releitura do autorretrato, com Luísa Fernandes. O ensaio de Juliana Araújo com o artista Júnior Minhoca, conhecido pelo personagem Divina Shakira, e a vida em uma comunidade de pescadores de Pirambúzios, preparado por Cristiano Gurgel também compõe a mostra. Em “Concretos Abstratos”, Vanessa Simões mostra fotos noturnas de Natal. Finalizando, o coletivo formado pelas fotógrafas Janaína Marinho, Gilva Rodrigues e Patrícia Henriques elaborou uma delicada pesquisa sobre o cotidiano de famílias e suas histórias.

Os interessados em participar das oficinas devem fazer inscrição no Senac Alecrim. Serão disponibilizadas 40 vagas no total e o único requisito exigido é possuir máquina fotográfica digital. A capacitação é voltada para amadores que têm interesse em aprender técnicas básicas de fotografia.
 

 

Nenhum comentário: