sábado, 28 de janeiro de 2012

Twitter passará a ter censura em alguns países

O alcance mundial do Twitter está fazendo seus programadores repensarem sobre a liberdade de expressão, isso porque o que não é ofensivo para um país, pode ser para o outro, gerando conflitos. Até então, caso o governo de algum país solicitasse a retirada de um comentário, este seria eliminado da rede em todo mundo.
Com nova tecnologia, o Twitter vai passar a restringir mensagens de usuários somente para determinados países. “A partir de hoje, nos damos a capacidade de reter conteúdo reativamente para usuários de um país específico, mas mantê-lo disponível para o restante do mundo”, informou o Twitter em seu blog, nesta quinta-feira.
A mudança pode significar uma expansão do microblog pelo mundo, já que o software ainda não pode ser inaugurado em alguns países devido à sua censura. “Alguns deles diferem tanto de nossas ideias que não poderemos existir lá”, informou. No blog, eles afirmaram que “à medida que continuamos a crescer internacionalmente, ingressaremos em países que têm ideias diferentes quanto aos contornos da livre expressão”.
O usuário que tiver uma mensagem bloqueada será avisado por mensagem no próprio site.
A medida, no entanto, vai contra um anúncio feito anteriormente no mesmo blog, que afirmava “não removemos tweets com base em seu conteúdo”.
“Nossa posição quanto à liberdade de expressão acarreta a responsabilidade de proteger o direito de nossos usuários a falar livremente e sua capacidade de contestar a revelação de informações pessoais sobre eles”, escreveu o Twitter.
Além disso, as novas medidas foram decididas sem nenhum tipo de consulta aos usuários. O comunicado não informa ao certo uma data de início da censura, mas deixa a entender que será imediato.

Nenhum comentário: