sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Comércio // Liquidações continuam após o Carnaval



Felipe Gibson


Apesar dos descontos atrativos, comércio do Alecrim teve pouco movimento. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
As promoções iniciadas no começo do ano prosseguem após o Carnaval, e deve ser assim pelo menos até que o consumidor se recupere dos gastos do início do ano. A volta ao trabalho e às aulas ajudam a restabelecer o volume de vendas do comércio, que aguarda as primeiras grandes datas do ano. O comportamento da crise internacional também é esperado para se ter uma ideia mais clara do padrão de crescimento de 2012.

Durante a manhã de ontem o movimento estava fraco no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. "O consumidor tende a se prevenir querendo recuperar o fluxo de caixa", explica o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL/RN), Marcelo Rosado. Quem conseguiu segurar os gastos, pode ir às compras, como a dentista Aline Porpino Nóbrega. "Esse Carnaval foi mais light. Sobrou dinheiro e eu vim olhar", afirma.

O retorno das aulas também levou pessoas ao comércio. Anne Cunha esteve em várias lojas acompanhada do filho pequeno para escolher uma bolsa. "Por enquanto estou achando os preços salgados. Tem que dar uma pesquisada antes de comprar", ressalta. Mércia Pereira da Silva, gerente de uma loja que comercializa material escolar, observa que o consumidor ainda está acordando após o Carnaval, e revela que as vendas continuam. "Tem gente que ficou esperando para encontrar uma promoção maior", diz.

Para Marcelo Rosado, os comerciantes precisam criar formas de atrair esse consumidor retraído, seja nos descontos, ou formas de pagamento. "Se não apresentar proposta, há queda no faturamento", enfatiza. Por outro lado, fatores como a antecipação do 13º salário devem ajudar a dar mais poder de compra aos consumidores.

O presidente da FCDL/RN observa ainda que o comércio passa por um período de troca dos estoques, com produtos remanescentes do fim do ano sendo vendidos, e ao mesmo tempo buscando as novidades do mercado, se preparando para o ano que começa.

Datas
O Dia das Mães abrirá em 13 de maio a temporada das melhores datas comemorativas para o comércio. Antes disso, outra aposta é o Dia Internacional da Mulher, que vem ganhando cada vez mais força na avaliação do superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Natal), Adelmo Freire. No ano passado, a data coincidiu com o Carnaval, o que acabou impactando negativamente na ida dos consumidores às lojas. Sem isso, a expectativa é boa em torno do dia 8 de março.

Nenhum comentário: