sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ministério da Justiça lança Campanha do Desarmamento em Natal

Luiz Paulo Teles Barreto salientou a influência da campanha para a redução das taxas de homicídios no Brasil em cerimônia no Centro de Convenções.

Por Annapaula Freire
Tamanho do texto: A


Foto: Annapaula Freire
Cerimônia de lançamento da campanha foi realizada no Centro de Convenções.
O secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto, lançou em Natal a Campanha do Desarmamento da Região Metropolitana, na tarde desta sexta-feira (02). Ao lado da Governadora Rosalba Ciarlini e do Secretário Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, Barreto salientou a influência da campanha para a redução das taxas de homicídios no Brasil, em cerimônia no Centro de Convenções.

Para o secretário executivo, a posse de armas de fogo em residências é um dos motivos para a banalização dos assassinatos. Um instrumento de defesa se transforma em uma ferramenta da violência urbana. “A campanha do Desarmamento é um instrumento importante de política pública de segurança. Na campanha de 2005, houve 11% de redução de homicídios no Brasil”, declarou sobre os resultados efetivos da mobilização.

Segundo Barreto, países como Inglaterra e Argentina tem adotado a política de desarmamento e comprovado sua eficácia.

O secretário executivo reafirmou o apoio do Ministério da Justiça aos projetos de autoria da Governadora Rosalba Ciarlini para o aprimoramento do sistema de segurança pública no RN. Rosalba foi à Brasília em busca de mais tranqüilidade para os potiguares e para os turistas que visitam o estado.

Segundo a Governadora, os projetos levados ao Ministério visavam recursos para presídios especializados em jovens e em mulheres; a criação de um novo ITEP em Natal e a reestruturação dos órgãos no interior. “Quanto menos armas estiverem circulando, mais vidas serão poupadas”, argumentou Rosalba sobre a utilidade da Campanha do Desarmamento.
Foto: Annapaula Freire
"A campanha do Desarmamento é um instrumento importante de política pública de segurança."

Campanha
A cerimônia de lançamento da Campanha do Desarmamento na Região Metropolitana foi prestigiada pela deputada federal Sandra Rosado, pela deputada estadual Larissa Rosado, e representantes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, do Corpo de Bombeiros; além de autoridades da sociedade civil organizada.

Segundo secretário da Sesed-RN, Aldair Rocha, a campanha será realizada em vários pontos do estado. Nesta quinta-feira, a Campanha do Desarmamento foi lançada no município de Mossoró (Região Oeste). A expectativa do gestor é que ainda ocorram lançamentos na região do Seridó, em Caicó, e na cidade Pau dos Ferros, no Alto Oeste.

Seguindo o exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a Campanha do Desarmamento segue uma política de prevenção, de acordo com o secretário. A criação de departamentos especializados na estatística criminal é outra ação que representa o viés de prevenção seguido pela gestão.

Para o gestor, a principal mudança da campanha desse ano – e talvez a que alavanque mais seus resultados – é a participação dos Governos Estadual e Municipal. Anteriormente, somente o Governo Federal realizava o trabalho de arrecadação das armas de fogo. “Aqui no RN, nos estamos mudando essa situação, porque sabemos que a segurança pública é um dever do estado, mas também é dever e responsabilidade de todos. E assim, estamos agregando outros parceiros, não só da segurança pública, mas também da sociedade civil organizada. Vamos alcançar nosso objetivo: retirar de circulação as armas”, frisou.

Luis Paulo Teles Barreto cumpre agenda no Estado em substituição ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que cancelou a visita por compromisso inadiável com a presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: