sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Detroit quer retomar sua força pós-crise








Depois de uma crise em 2009 e dos primeiros sinais de recuperação em 2010, mas com ações cautelosas, o Salão do Automóvel de Detroit de 2011 quer mostrar que o mercado e a economia dos Estados Unidos já superaram sua pior fase desde 1929 e que o país ainda é a principal potência mundial.

A edição de 2011 promete alguns lançamentos importantes, como um modelo ainda não divulgado da Porsche, que volta a ter estande na feira, e o Volkswagen NMS, sedã que vai substituir o Passat na América do Norte. O Camaro receberá sua versão conversível e o BMW Série 1 ganhará a versão M, já divulgadas. A Mercedes-Benz mostra a reestilização do Classe C e o lançamento do Classe C Coupé.

No campo dos híbridos, o Toyota Prius terá uma versão minivan e uma plug-in, que recarrega na tomada. Um conceito baseado no modelo também é aguardado. Por falar em monovolume, a Kia vai mostrar em Detroit um conceito de minivan baseado no Soul, o KV7. A co-irmã da Kia, a Hyundai, também terá novidades para os norteamericanos. Vai lançar o hatch esportivo Veloster, um concorrente para o Volkswagen Scirocco, e o conceito Curb.

As marcas locais também terão lançamentos. A Ford terá a minivan C-Max, além de um conceito antecipando a próxima geração do Escape. Outro protótipo apresentado pela marca será o Focus híbrido.

A General Motors vai mostrar o sedã Buick Verano, uma versão do Opel Insignia europeu. A picape conceito GMC Sierra All Terrain HD marcará presença e deve ganhar uma versão de produção logo depois para brigar com a Ford F150 Raptor SVT.

A Chrysler dará destaque para a nova geração do 300. O sedã ganhou linhas mais modernas e conservadoras para atuar também no mercado europeu. Outra novidade será o facelift do Jeep Compass, que ficou com linhas mais retas para se aproximar do Grand Cherokee.

Cobertura completa

A partir da semana que vem, o iCarros terá uma cobertura completa do Salão de Detroit. Em três dias, serão 34 coletivas. Em 2010, o Salão de Detroit recebeu no total 146 expositores com 37 lançamentos. Mais de 714 mil pessoas visitaram a feira.

Quem quiser ir neste ano, o salão abre ao público no dia 15 de janeiro às 9h no horário local e funciona até o dia 23. Os ingressos para adultos custam US$ 12 cada. Para a compra de 30 ingressos, cada um sai por US$ 8. Crianças de sete a 12 anos e idosos com mais de 65 anos pagam US$ 6.

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