sábado, 22 de janeiro de 2011

UPA da Cidade da Esperança deve ser inaugurada até março

Unidade terá capacidade e porte ainda maiores que a de Pajuçara.

Por Redação, Com informações da Assessoria
Tamanho do texto: A


Os moradores do bairro da Cidade da Esperança e áreas próximas podem ficar tranqüilos em relação aos serviços de saúde da rede municipal. Até março será inaugurada a nova UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, para urgências e emergências, com serviços totalmente gratuitos pelo SUS .

A nova UPA terá capacidade e porte ainda maiores que a unidade de Pajuçara, inaugurada pela Prefeitura em junho do ano passado, e que conta com índice de satisfação dos usuários superior a 98%.

“A Unidade de Pronto Atendimento de Cidade da Esperança será de porte III com capacidade de atender mais 700 pessoas por dia em situações de baixa e média complexidade”, adianta o secretário Thiago Trindade.

Mesmo com a abertura da UPA Cidade da Esperança, a unidade básica ambulatorial do bairro será mantida. Na verdade, a intenção da secretaria é ampliar e melhorar o serviço básico ambulatorial, que hoje recebe a maior demanda da região.

Em relação às movimentações que o Sindsaúde está tentando organizar para reativar o Pronto Socorro da Unidade Básica, o secretário explica que segundo levantamento feito pela própria SMS, o antigo pronto socorro da Cidade da Esperança já não tinha uma demanda que justificasse sua manutenção.

Outro ponto que o secretário lembra era a dificuldade de completar toda a escala médica do serviço. “Tentamos por vários meses contratar mais médicos e Infelizmente era comum as falhas nas escalas e a população era a maior prejudicada. Mesmo com a Secretaria convocando novos profissionais para resolver o problema o déficit existia e, assim, os próprios usuários começaram a migrar para outras unidades referência, como Hospital dos Pescadores e Pronto Atendimento de Cidade Satélite”, informou o secretário.

Diante da situação, a Secretaria de Saúde resolveu transferir médicos, auxiliares e trabalhadores de copa e cozinha para o Hospital dos Pescadores, Quintas e Cidade Satélite e reforçar o serviço nessas unidades, onde a demanda é maior. “Até porque Cidade da Esperança vai ganhar a UPA agora nesse início de ano e não iria mais precisar do Pronto Atendimento antigo”, explicou Thiago Trindade, lembrando que a unidade básica continua funcionando normalmente e mantém o serviço ambulatorial. Já para quem necessitar de pronto atendimento, até a inauguração da UPA, a SMS vai manter dois carros sociais, que levam os pacientes para as unidades de referência.

Outras mudanças na Unidade Básica de Cidade da Esperança são: novo serviço de ultrassonografia que antes não existia, ampliação das especialidades ambulatoriais e reativação do laboratório até fevereiro e mais criação do serviço de fisioterapia até junho. "São melhorias que estamos implantando na unidade para que a população seja bem atendida", destaca Dra. Maria do Perpétuo, secretária adjunta de saúde.
 

Nenhum comentário: