sábado, 16 de julho de 2011

Comunidade acadêmica se despede da professora Fernanda Jales

Uma das 16 vítimas do acidente aéreo em Recife, Fernanda era tida como liderança nacional em defesa da educação pública e infantil.

Por Alisson Almeida
Tamanho do texto: A


Foto: Alisson Almeida
Velório começou ontem à noite e se estendeu até às 8h deste sábado.
Saiba mais
Alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) prestaram sua última homenagem, hoje pela manhã, à professora Antônia Fernanda Jales, uma das 16 vítimas do acidente com o avião da Noar Linhas Aéreas, na quarta-feira passada (13), em Boa Viagem, na zona Sul de Recife (PE).
O velório começou ontem à noite e se estendeu até às 8h deste sábado (16). Depois da solenidade fúnebre, realizada na capela central do cemitério Morada da Paz, em Natal, o corpo foi levado para Mossoró, onde será sepultado às 16h.
Vários amigos e ex-colegas de trabalho de Fernanda Jales fizeram questão de dar um depoimento sobre ela. A professora Márcia Maria Gurgel, diretora do Núcleo de Educação Infantil (NEI), onde a educadora trabalhava, destacou a luta dela em favor da educação infantil.
“Fernanda não era uma pessoa importante só para a UFRN, onde atuou durante boa parte da sua vida, mas também para a educação do Rio Grande do Norte. Essa é uma grande perda para a educação, para a família e para todos os amigos que tiveram o privilégio de conviver com ela”, disse, em tom emocionado.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) disse que Fernanda Jales "era uma das maiores lideranças do RN e do Brasil no campo da educação infantil". Amiga da professora desde 2006, quando lutaram juntas pela implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a parlamentar sublinhou a importância dela para a educação pública.
“O Brasil perdeu uma grande lutadora em defesa da educação pública. Eu perdi uma amiga doce, que fazia tudo com muita devoção. Vamos dar continuidade ao sonho dela de uma educação inclusiva”, declarou.
Foto: Alisson Almeida
Corpo da professora foi levado para Mossoró, onde será sepultado às 16h.

A professora Justina Iva, ex-secretária municipal de Educação, definiu Fernanda Jales como “alguém que tinha a marca do compromisso com sua área de trabalho”. “Nossas crianças ficaram um pouco órfãs. Esse é um momento muito difícil”, emocionou-se.
“Estou me sentindo desprotegida”, diz mãe de Fernanda Jales A mãe da professora Fernanda Jales, Liceuda Pereira Jales, disse que, com a morte da filha, estava se sentindo “desprotegida”. “Estou muito sofrida e desprotegida, porque ela era tudo pra mim”, desabafou.

Dona Liceuda revelou que a dor estava sendo ainda maior porque, há exatos um mês e 14 dias, o marido dela, pai de Fernanda, também faleceu. “Há poucos dias perdi meu marido. Agora, minha filha”, resignou-se.
O marido de Fernanda, Diógenes Carvalho Veras, com a voz trêmula, se disse orgulhoso porque sua esposa “era uma educadora infantil, que é a base do nosso país”.

Foto: Alisson Almeida
No final do velório, os três filhos de Fernanda Jales se abraçaram.

No final do velório, os três filhos de Fernanda Jales se abraçaram. Os amigos cantaram ainda os versos de “João e Maria” de Chico Buarque como derradeira homenagem à professora: “Agora eu era o herói/ E o meu cavalo só falava inglês/ A noiva do cowboy/ Era você além das outras três/ Eu enfrentava os batalhões/ Os alemães e seus canhões/ Guardava o meu bodoque/ E ensaiava o rock para as matinês (...)”.

Nenhum comentário: