domingo, 31 de julho de 2011

Della Nona: aprenda a preparar uma massa caseira, fresca e natural

Pioneira em Natal, a fábrica está inovando o mercado gastronômico. O diferencial é o uso de produtos sem conservantes.

Por Gerlane Lima
Tamanho do texto: A


Foto: Elpídio Júnior

Concha com tomate seco.
Esta semana o portal Nominuto.com traz uma receita de massa fresca, sem qualquer tipo de conservante. O diferencial é o preparo da massa em casa. E para isso a equipe foi visitar a Della Nonna, uma fábrica de massas caseiras em Ponta Negra, que trabalha com produtos naturais, sem conservantes.

O chef de cozinha, Serge Pittet e Manuella Dias são os responsáveis por esse mercado inovador na cidade. Com experiência em alguns restaurantes o casal resolveu ousar e não mais trabalhar com a cozinha e sim com o “laboratório”, como diz Manuella Dias.

Serge e Manuella já foram donos do restaurante Café Mundo, em Pipa, e já produziam as massas, porém em uma máquina menor que a atual. Mas como Pipa trabalha com um público sazonal, apenas aquecendo o comércio em um determinado período do ano, eles resolveram vir para Natal e mudar o foco do mercado, ressalta os sócios.

Em casa, eles fabricam as massas, em diversos formatos, à base de farinha de trigo, ovos e água. O diferencial é o molho, sem conservantes, adicionado à massa para dar cor. Há massa de todas as cores, como por exemplo, a vermelha sabor tomate, e preta com tinta de lula.
Foto: Elpídio Júnior
Uma máquina específica, importada da Itália, é usada para dá o formato à massa do macarrão.

O casal utiliza uma máquina específica, importada da Itália, para dá o formato à massa do macarrão como o espaguete, penne, fettuccini, tagliatelles, conchas, que é a receita do dia, dentre outros. São mais de mil formatos diferentes.

Com dois anos, a fábrica fornece massas para diversos restaurantes, dentre eles o Camarões, Guinza e Pinga Fogo. As massas são vendidas frescas e cruas, já porcionadas, incluindo todas as informações nutricionais, facilitando para o cliente. Apesar de o grande foco ser os restaurantes, a fábrica também fornece para o público interessado, sob forma de encomenda.

A Della Nonna é pioneira, no estado, em fabricação de massas. Por dia, são vendidos, em média, 20kg de massas.
Foto: Elpídio Júnior
Casal destacara que, futuramente, vão trabalhar com a farinha "Grano Duro", importada da Itália.

Manuella e Serge destacaram que, futuramente, vão trabalhar com a farinha "Grano Duro", importada da Itália. Serge explica que é uma massa de melhor qualidade e mais consistente.

Hoje, literalmente, vamos pôr a mão na massa:

Concha com tomate seco

Ingredientes:
Para a massa fresca
- farinha de trigo
- ovos
- água

Para a tonalidade da massa
Molho de tomate seco com manjericão (usa o tomate desidratado)
Esses são os ingredientes para preparar a massa, que na fábrica é feita na máquina. Se for feita em casa, mistura o molho com a farinha e o ovo e mexe até ficar bem unificada, e aí é só colocar na forma que preferir.

Depois de pronta, a massa vai para a água fervente e passa, aproximadamente, quatro minutos. Esse é outro diferencial. As massas convencionais levam em média 9 a 10 minutos para ficarem prontas.
Foto: Elpídio Júnior
Sugestão é o molho de tomate com manjericão para "casar" o sabor. Bom apetite!

Agora é só preparar o molho de preferência e servir a massa. A sugestão é o molho de tomate com manjericão para “casar” o sabor. Bom apetite!

A Della Nona Massas Caseiras funciona na Rua Ponta de Serrambi, 2298, Ponta Negra. Tel.: 3219-5831.

Nenhum comentário: