sábado, 16 de julho de 2011

Natal em Ação chega a Cidade da Esperança

Após 15 dias de ações específicas para o bairro, projeto realiza, neste sábado (16), o seu encerramento; serão prestados serviços de saúde e ação social.

Por Rayane Guedes
Tamanho do texto: A


A Prefeitura de Natal realiza, neste sábado (16), o encerramento da série de serviços levados ao bairro Cidade da Esperança, dentro do projeto Natal em Ação. Durante 15 dias, todas as secretarias do Município voltaram suas atividades para os problemas identificados na região e um grande mutirão encerra acontece para apresentar a estrutura da prefeitura levado ao bairro.

São cerca de 20 stand, com os principais projetos de cada secretaria municipal. No local, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza atendimento médico e aplicação de vacinas, realização de exames e teste de HIV.

A estrutura e os serviços atraiu a atenção dos moradores, que lotam a Av. Pernambuco. Antônio Fernandes mora no bairro há 8 anos e resolveu conhecer a fundo os serviços prestados pela prefeitura. "Eu trouxe neto, filho, todo mundo. Porque moramos aqui e as vezes não sabemos onde encontrar o que queremos. Ai aproveitei para tirar a pressão, tudo aqui mesmo", conta.

A SMS realiza ainda aentregues ainda material explicativo sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de camisinhas. Também haverá atendimento odontológico, palestras e apresentação de vídeos educativos sobre saúde sexual.

Além disso, os servidores municipais da Ação Social estarão informando sobre o BPC (Beneficio de Prestação Continuada) para idosos e deficientes que tenham renda inferior a ¼ do salário mínimo. Os interessados vão pode ainda realizada cadastro no programa Bolsa Família. João da Silva, 25 anos, veio conhecer o projeto e foi a primeira a realizar o cadastro. "Isso é bom, porque eu já tinha ouvido falar, mas não sabia que era tão simples", registra.

Antes de chegar a comunidade, o projeto Natal em Ação realizou reuniões com moradores, lideres comunitários e representantes de instituições. Nestes encontros, foram apontadas as necessidades prioritárias como ações de saúde e reforço na malha viária.

A Secretaria de Mobilidade Urbana concentrou, nas duas últimas semanas, a operação tapa buraco nas avenidas e ruas do bairro. Foram construídas lombadas, e colocada sinalização das paradas de ônibus e de opcionais com relocação de abrigos nos pontos de maiores movimentos.

As obras no sistema de drenagem e reparos na pavimentação estão avançando nas ruas Campina Grande, Rio Grande do Sul e Ceará, além da Avenida Capitão Mor Gouveia. Os canteiros e as três praças do bairro foram revitalizados, incluindo a troca de bancos depredados, além de reforço da iluminação pública e poda de árvores.

A Urbana intensificou o recolhimento de lixo no bairro, foram mais de 50 toneladas recolhidas em 15 dias. Estão sendo colocadas também lixeiras em pontos estratégicos. Durante o encerramento d ação, a urbana realizou palestras educativas sobre o processo de coleta seletiva, com ênfase para os carroceiros.

Além dos trabalhos realizados durante o projeto, a prefeitura anunciou que irá retomar as obras da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) a Zona Oeste. A obra, iniciada há 10 meses, estava suspensa, mas será retomada ainda no mês de Julho. A previsão da prefeitura é de que a UPA seja entregue ainda no mês de Julho.

Nenhum comentário: