terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ficará mais fácil criar municípios, RN poderá ganhar três

União quer devolver deliberação sobre o assunto às Assembleias Legislativas; no Estado, três distritos lutam pela emancipação.

Por Dinarte Assunção
Tamanho do texto: A


Os distritos de Soledade, em Apodi, São Geraldo, em Caraúbas, e agrovila Maísa, em Mossoró, todos na região Oeste do Estado, vêem seus projetos de emancipação política ficarem cada vez mais próximos. Desde 1996, a Emenda Constitucional (EC) nº 15 retirou dos Estados o direito de deliberar sobre a criação de novas cidades.

Agora a União sinaliza devolver às Assembleias Legislativas a atribuição de emancipar distritos municipais. Com a EC nº 15, foi reputado ao Congresso Nacional a emancipação de distritos municipais.

Mas a Frente Parlamentar Mista Emancipa Brasil, lançada no dia 3 deste mês e presidida pelo deputado federal José Augusto Maia (PTB)-PE), anunciou que acatará os critérios do governo para devolver aos Estados o poder de deliberar sobre o assunto.

Entre as condições impostas pela União para a criação de novos municípios estão um número mínimo de habitante e as viabilidades econômico-financeira, político-administrativo, sócio-ambiental e urbana. O entendimento com o governo está praticamente fechado.

Atualmente, o Estado tem 167 cidades, indo a 170 caso os distritos se emancipem. A reportagem tenta repercutir o assunto com a Federação dos Municípios do RN (FEMURN), mas ninguém atende as ligações.
 

 

Nenhum comentário: