segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Preço do petróleo cai diante de perspectiva de fim do conflito líbio

Rebeldes ocuparam Trípoli no domingo (21), com ajuda da Otan.
Forças de Kadhafi ainda controlam pelo menos 15% de Trípoli, diz TV.

Do G1, com informações da EFE
O preço do petróleo caiu nesta segunda-feira (22) ao redor de 3% perante a perspectiva de que o conflito travado há meses entre as forças do coronel Muammar Kadhafi e os rebeldes na Líbia esteja muito perto de seu final.
O barril de petróleo Brent, petróleo de referência na Europa, cotava a US$ 105,41, após ter caído 2,95% desde o fechamento do pregão anterior, quando custava US$ 108,62.
Segundo os analistas, o custo do barril tendeu nesta manhã à queda de forma notável por causa da esperança de um final para o conflito na Líbia, onde os rebeldes ao regime do líder Muammar Kadhafi tomaram quase a totalidade de Trípoli, o que representaria a restauração das provisões de petróleo do país norte-africano e um aumento na provisão global.
Quando a tensão na Líbia se transformou no começo do ano em confronto aberto entre os manifestantes da oposição e o regime de Kadhafi, os preços do petróleo dispararam.
A crise na Líbia provocou então severas restrições das provisões nesse país, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que tem as maiores reservas de petróleo da África e duodécimo exportador mundial.

Nenhum comentário: