quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TCE auditará licenças do Idema

Motivos da investigação giram em torno de supostas irregularidades e alcançar um diagnóstico sobre a eficiência das licenças expedidas.

Por Dinarte Assunção
Tamanho do texto: A


As licenças ambientais expedidas pelo Idema serão, pela primeira vez desde que foi fundado, alvo de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Autor da ideia, o conselheiro Paulo Roberto Chaves diz que o propósito é para apurar supostas irregularidades e se atingir um diagnóstico sobre a eficiência das concessões das licenças.

A auditoria também foi motivada em razão de polêmicas em torno das licenças ambientais. De acordo com os técnicos do Tribunal, em 2008 15.993 licenças foram solicitadas, 76%, ou 12.217 foram aprovadas.

Para não restar dúvida, foi sugerido ao conselheiro a propositura da inspeção. Pelo menos um caso de irregularidade é público: o da fraude às licenças ambientais à empresa acusada de em 2007 ter causado a mortandade de peixes no estuário do Rio Potengi.

O próximo passo será a designação do relator e a nomeação dos técnicos responsáveis pela auditoria. Procedimento semelhante, explicou ao Nominuto Paulo Roberto Chaves, já foi realizado na pasta estadual da Educação.

Caso seja identificada alguma irregularidade, o conteúdo da auditoria irá a julgamento. Caberá à comissão, a ser formada, estabelecer os prazos dos trabalhos.

Nenhum comentário: