sábado, 21 de maio de 2011

Cuidado // Exército planta mudas para tentar conter erosão na BR-101



Militares do 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º BEC), de Caicó, concluíram ontem o plantio de centenas de mudas de capim-sândalo, para evitar a erosão da areia que margeia a BR 101, sentido Parnamirim-Natal, no local onde se abriu uma cratera em janeiro deste ano. As mudas servirão para drenar a água das chuvas e evitar com que o Rio Pitimbu, que passa no trecho, seja comprometido com o excesso de areia que desce da lateral da rodovia. No outro lado, segundo os militares, a vegetação nativa já é suficiente para evitar a erosão.

O capim-sândalo é uma planta usada de forma padrão pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) neste tipo de operação. "As mudas vêm de Nísia Floresta e servem para drenar a água. Se continuar chovendo, em um mês elas já estarão bem fixadas ao solo, e em dois meses serão suficientes para evitar até mesmo o escoamento superficial da água", disse o sargento Malveira, que coordenou a equipe de 15 homens que realizavam a operação.

A medida é provisória, atéque seja construída a pista marginal no trecho, prevista no projeto de duplicação da BR 101. "Quando for feita a marginal, faremos um aterro do tipo gabião, que são pedras contidas por uma espécie de tela", explicou Malveira. Sobre riscos de desabamento, o militar disse que apenas algumas erosões foram verificadas, mas nada preocupante. "Estamos fazendo essa operação, monitorando constantemente e até instalamos um pluviômetro para medir a quantidade de chuvas. Estamos atentos para que acidentes não voltem a ocorrer neste trecho".

Nenhum comentário: