sexta-feira, 6 de maio de 2011

Entrevista >> Coreógrafo Gerard Hayes


Sérgio Vilar // Sergiovilar.rn@dabr.com.br

Um diálogo entre música e dança irlandesa


Foto: Middia Assessoria/Divulgação
O Teatro Riachuelo recebe hoje um espetáculo diferente das atrações que marcaram aquele palco desde a inauguração, em novembro do ano passado. O Celtic Legends traz a Natal a tradição do folclore irlandês. É produto do ressurgimento, nos anos 90, da tradição medieval e pós-medieval da Irlanda. Estão embutidos aí um virtuosismo coreográfico de dança e instrumentação, acrescentado ao estilo tradicional mais veloz e ágil de apresentação. O show tem início às 21h. O grupo foi criado em 2002, em Connemara, península na Costa Oeste da Irlanda. A região que se orgulha em preservar cuidadosamente não apenas a paisagem, mas principalmente as tradições. A companhia mostra um espetáculo eletrizante, de música e performance ao vivo. O coreógrafo Ger Hayes é um dos grandes responsáveis pela confecção do espetáculo. Ele concedeu entrevista ao Diário de Natal. Hayes ficou conhecido como solista da companhia Lord of the Dance, de Michael Flatleys. Juntou-se ao Celtic Legends e se tornou criador de um estilo "mais essencial evital", como declara.

Celtic Legends é o nome do espetáculo, mas a qual companhia ele pertence?

Celtic Legends dividem-se hoje em duas companhias, quase sempre em turnê, uma delas sediada no Canadá.

A companhia veio ao Brasil em 2010. Por que a volta este ano?
O grupo esteve pela primeira vez no Brasil no início de 2010 - para apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, inteiramente lotadas. Em virtude do estrondoso sucesso, o grupo decide atender a inumeros pedidos e retornar neste mês de maio ao Brasil, desta vez para uma extensa turnê por dez das principais cidades brasileiras em comemoração aos 10 anos de sua criação.

Qual a relação do espetáculo ou da companhia com a cultura dos celtas?
A música é produzida pelos instrumentos tradicionais da Irlanda e a base para as velozes coreografias de sapateado é o som da civilização celta.

Qual são as propostas e objetivos do espetáculo? É relacionado à cultura da República da Irlanda ou com a Irlanda do Norte?
O espetáculo prima pelo diálogo entre música ao vivo e dança, impecavelmente sintonizadas. A combinação perfeita e precisa dessas duas linguagens possui como proposta revelar a tradição e a magia da cultura celta, oriunda da península na Costa Oeste da Irlanda. A proposta do grupo e do espetáculo em si gira em torno da revitalização da dança irlandesa com o máximo de impacto coreográfico, sem perder a sonoridade e o desenho tradicional dos passos.

Quais os instrumentos usados?
A música é produzida pelos instrumentos tradicionais da Irlanda: o violino, o grande tambor bodhran, que conduz a banda, o melancólico uileann (instrumento de sopro, muito evocativo das sonoridades medievais).

Como são as coreografias e roupas?
Usando figurinos marcantes, de elegância inconteste, que combinam com a delicada cenografia e luz impactante, os bailarinos são em sua maioria premiados internacionalmente; outros já percorreram o mundo em companhias como Riverdance e Lord of the Dance, com uma abordagem mais pura da dança típica - e sempre empolgante - da tradição céltica.

Quantos músicos e bailarinos, de onde eles são?
O Celtic Legends foi criado há dez anos e tem viajado incessantemente com uma trupe de seis músicos e quatorze bailarinos, todos eles de Galway, Dublin e Belfast. Eles mostram durante 90 minutos um show de virtuosismo da técnica e a tradição da Irlanda.

Nenhum comentário: