sexta-feira, 20 de maio de 2011

Gargalheiras "sangra" e faz a festa no Seridó

Reservatório situado em Acari é um dos maiores do RN, com capacidade para 40 milhões de metros cúbicos


O"véu de noiva" voltou a encantar a paisagem do sertão Seridó. Começou timidamente, mas sangrou ontem de manhã o açude Marechal Dutra, conhecido popularmente como Gargalheiras, em Acari, distante 201 km de Natal. O reservatório tem capacidade para armazenar mais de 40 milhões de metros cúbicos de água. No local, a movimentação de barracas com comidas e bebidas já começou. Os primeiros comerciantes começaram a se instalar assim que as primeiras gotas caíram, prometendo um final de semana com festa e comemoração.


Paredão do açude tem 25 metros de altura e proporciona o "véu de noiva" Foto:Frankie Marcone/DN/D.A Press
De acordo com Aldo José Fernandes Ribeiro Dantas, engenheiro do (Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), o volume de água na sangria começou pequeno. "A água transbordou sobre o reservatório com 1 centímetro de lâmina", afirmou ele, no início da manhã. No final da tarde, no entanto, a lâmina d'água já atingia toda a extensão da parede de um dos mais conhecidos açudes do interior do Estado.

O Gargalheiras tem um paredão de 25 metros de altura, e a sangria vaza formando o que ficou conhecido como "véu de noiva", uma gigantesca cachoeira. A sangria do açude Gargalheiras foi um dos assuntos mais comentados na rede social Twitter ontem e também ganhou destaque em veículos da imprensa nacional, como a versão on line do jornal O Globo.

A sangria do Gargalheiras se segue a uma série de transbordamentos de açudes no interior do Estado. Já sangraram grandes reservatórios d'água, como Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, e alguns açudes menores, como os açudes de Barcelona, no Agreste, Arapuá, no município de José da Penha, Cruzeta, Currais Novos e Tororó, o Inharé e Santa Cruz, pertencentes à cidade, Marcelino Vieira, Mundo Novo (Caicó), Trairi (em Tangará) e Gangorra, em Rafael Fernandes.

Nenhum comentário: