terça-feira, 10 de maio de 2011

Risco // Prédio pode desabar no bairro da Ribeira



Prédios antigos, abandonados e com risco iminente de desabamento. Com o período chuvoso sendo cada vez mais assíduo e frequente, comerciantes locais, além de pessoas que trafegam nas imediações da Rua Chile, têm ficado cada vez mais preocupados com o estado das estruturas históricas, algumas que já chegaram a ser interditadas em anos anteriores.


Prédio do Arpége já perdeu parte de sua estrutura e ameaça cair de vez Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
No cruzamento entre a Rua Chile e a Travessa Venezuela, na Ribeira, um prédio de dois andares chama a atenção de quem passa pela Rua Chile. A fachada imponente do que já foi um dos cabarés mais frequentados por anônimos e personalidades importantes de Natal perdeu a cor original. O antigo Arpége não suportou as chuvas que caíram em maio de 2008 e desabou sobre dois prédios localizados logo atrás.

Vistoriado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Itep em 2009, o prédio recebeu uma sentença cruel. Por estar condenado, deveria ir ao chão o mais rápido possível. O tempo passou e o antigo Arpége continua de pé, imponente e ameaçador. Na época, a proprietária do edifíciohistórico foi comunicada da decisão, mas não tomou nenhuma providência. Quem passa pela rua estreita dividida pelos trilhos do bonde pode não notar, mas o imóvel corre sério risco de desabamento.

Quem mora próximo ao prédio teme novos acidentes. Da janela enferrujada do prédio de seu Rafael, a equipe de reportagem teve uma visão panorâmica do Arpége. Parte da marquise ameaça cair sobre o telhado de dois outros imóveis históricos localizados na Rua Dr. Barata.

Na época, parte da estrutura do antigo cabaré caiu sobre seu prédio, destruiu todo o espaço destinado à serigrafia, soterrando ferramentas de trabalho e quase matando um dos funcionários do estabelecimento, que trabalhava no local na hora do incidente. Com os laudos periciais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Itep em mãos, ele se diz cansado de esperar alguma providência e teme o pior. "Se der uma chuva como deu em 2008, esse prédio vai cair", disse seu Rafael.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, João Bosco Afonso, informa que quandoa Semurb recebe a denúncia de um prédio que ameaça cair, uma equipe de fiscais é enviada ao local e, dependendo do caso, notifica o proprietário do prédio, recomendando a demolição. O problema é que nem sempre a Semurb consegue encontrar os proprietários.

Nenhum comentário: