segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Atendimento Neonatal não está comprometido

Em resposta a matéria publicada na TRIBUNA DO NORTE no último domingo, José Carlos Leão, diretor-administrativo do Hospital Santa Catarina, assegura que há material, medicamentos e equipamentos suficientes para atender a demanda da população que solicita o atendimento na unidade.

DivulgaçãoAmoxarifado com estoque disponívelAmoxarifado com estoque disponível
“Atendemos aqui no hospital desde a criança recém-nascida até o idoso. A demanda é muito grande e o leque de material utilizado diariamente é enorme” disse o diretor administrativo. José Carlos informou que realmente faltam alguns itens naquele setor, tais como luvas de procedimento, algodão e seringas de 1 e 5 ml, “mas isso não afeta o atendimento”, explicou. José Carlos disse também que a unidade neonatal trabalha com cinco tipos de seringas: 1, 3, 5, 10 e 20 ml. “estão faltando dois tipos de seringas que podem ser substituídos pelos que tem no estoque. Sei que não é o ideal, mas dá para fazer o procedimento e não comprometer o tratamento do paciente”.

Da mesma maneira, José Carlos disse que para não paralisar o atendimento, o algodão vem sendo substituído por gazes. As luvas para procedimento estão sendo substituídas pelas luvas estéreis, que são mais caras. “Recebemos alguns produtos da Unicat, que está com o abastecimento comprometido, mas estamos com um estoque razoável”, disse José Carlos.

O diretor-administrativo do Hospital mostrou o estoque de medicamentos e material no almoxarifado do hospital. “Abastecemos os diversos setores do hospital diariamente” informou o administrador. “Foi uma pena a reportagem ter vindo aqui num sábado, quando o setor administrativo não se encontra no local. Estamos à disposição para atender a imprensa e informar tudo que for preciso”, disse José Carlos.

O Hospital Santa Catarina, o segundo maior de Natal, está localizado na zona norte da cidade e oferece serviços padrões de um hospital geral: urgências nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia. A unidade possui 230 leitos, entre as enfermarias, UTIs e os ambientes dos Pronto-socorros (adulto e pediátrico) chamados de ‘observação médica’ que deveriam ser utilizados para pacientes que não precisam de internação. Mas a falta de leitos muitas vezes obriga esses ambientes exercerem a função de enfermaria, com equipes médica e de enfermagem à disposição dos pacientes.

Nenhum comentário: