quinta-feira, 9 de junho de 2011

Entrevista >> Zizi Possi


Sérgio Vilar // sergiovilar.rn@dabr.com.br


Um esquente para o Dia dos Namorados. Assim pode ser considerado o show de Zizi Possi apresentado hoje no Teatro Riachuelo. São interpretações quase regenciadas por essa cantora popular de canto e formação erudita. O repertório traz o resultado das gravações de 12 shows semanais comemorativos aos 30 anos de carreira, realizados no Tom Jazz, de março a maio de 2008, compilado nos volumes 1 e 2 do DVD Cantos & Contos - um verdadeiro acervo de repertório e encontros na música popular brasileira.


Foto: Luciana Yoshikawz/Divulgação/D.A Press
Zizi Possi e sua banda apresentarão canções de diversas épocas da carreira da cantora (Asa Morena, A Paz), músicas inéditas em sua voz (Amor Da Minha Vida, Sentado À Beira Do Caminho), alguns clássicos da MPB agora na sua voz (Sei Lá, Mangueira, As Rosas Não Falam) e até mesmo músicas que pertencem ao repertório, mas que não entraram nos DVDs (Porta Estandarte, Tico Tico No Fubá). "Eu me sinto privilegiada por ter nascido com o dom de cantar. Na minha vida, a musicalidade é fundamental. É através dela que me comunico com as outras pessoas e entro em contato com os sentimentos, espírito e mente".

Na seção Contos, presente nos dois DVDs, encontramos documentários, roteirizados por Mônica Almeida, que mostram as visões do diretor José Possi Neto e da cantora. Além de momentos imperdíveis de descontração, contos e brincadeiras deliciosas, completando assim um grande acerto de informações e de histórias da música popular brasileira, que serão contados ao público presente hoje no Teatro Riachuelo. De palavras econômicas e diretas, a cantora respondeu às perguntas enviadas pelo Diário de Natal via e-mail.

Você tem formação na música erudita e construiu uma carreira de 30 anos na música popular. Essas duas vertentes caminham juntas no seu trabalho, uma auxiliando a outra, ou a música erudita foi só um primeiro passo na música, e que ficou pra trás?

As duas vertentes caminham juntas, principalmente desde 1990.

O reconhecimento como uma das melhores intérpretes da música brasileira apaga seu lado compositora?

Eu não sou compositora. Componho apenas música erudita.

Qual a história da música Asa Morena? O compositor não é do metier dos grandes compositores da MPB e lhe entregou esse hit.

Ele me entregou uma música que eu gostei e virou hit. Sempre tive o hábito de ouvir com muito cuidado os compositores novos.

Veterana dos palcos, como tem visto essa explosão de mulheres no topo das paradas? Quem você destacaria no atual cenário da MPB?

O cenário brasileiro é iminentemente feminino. Isso não é novidade. Eu destaco Luíza Possi, como uma grande fonte de trabalhos que promete ser maravilhoso.

Qual a sua lembrança de shows em Natal?

Deliciosa.

E o que espera para esta noite no Teatro Riachuelo?

O público de Natal é receptivo e quente. Espero um reencontro muito caloroso e emocionante.

Serviço

Zizi Possi - Cantos & Contos

Onde: Teatro Riachuelo (Midway)

Data e hora: hoje, às 21h

Ingressos: La Femme (1º piso Midway Mall - Tel: 3646 3292)

Valor: R$ 120 (inteira) R$ 60 (meia)

Abertura das portas: 20h

Duração: 2h

Classificação: recomendado para maiores de 14 anos

Nenhum comentário: