quarta-feira, 22 de junho de 2011

Estrelas da ginástica em Natal


Brasil e outras seleções participam de meeting na capital nesta semana
Luan Xavier // Luanxavier.rn@dabr.com.br



As seleções brasileiras, nas categorias feminino e masculino, seguem treinando forte para o 1º Meeting de Ginástica Artística, que será disputado neste final de semana em Natal. As equipes nacionais tiveram ontem o segundo dia de treinos livres no Ginásio do Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde será realizada a competição, que é preparatória para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro, e para o Campeonato Mundial do Japão (pré-olímpico), no mesmo mês.


Diego Hypólito treinou ontem à tarde no ginásio do Campus da UFRNFoto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
As delegações dos outros países - Áustria, Espanha, França, México, Porto Rico e Venezuela - chegam em Natal hoje e já participam dos treinamentos livres, esquentando o clima de teste para as competições internacionais que estão por vir. A técnica da Seleção Feminina, Irina Ilyashenko, falou sobre suas impressões, após dois dias de treinos. "Por enquanto, estou avaliando as meninas mais individualmente. Infelizmente, com os desfalques de última hora, não vaidar para ver 100% no Meeting a cara da equipe que disputará o Pan e o Mundial", avaliou a treinadora, referido-se a Jade Barbosa, que está com cálculo renal, e Daniele Hypólito, que recupera-se de uma lesão no ombro.

Do lado masculino, a dúvida é sobre Sérgio Sasaki, que também ainda sente um pouco de dores em virtude de lesão no tornozelo sofrida no Troféu Brasil, no início do mês. "Pode ser que a gente adiante um treino de pódio para amanhã, em vez de quinta, e aí vai dar para avaliar melhor se o Sasaki tem ou não condições de competir. Mas espero que sim, porque do contrário, será um grande desfalque. Já conhecemos bem os atletas que estão aqui e temos tudo para conseguir um bom resultado", comentou Renato Araujo, técnico da Seleção Masculina.

O Ginásio da UFRN recebrá nomes de peso da ginástica brasileira, como Daiane dos Santos, Mosiah Rodrigues, Arthur Zanetti, Diego Hypólito e Ana Cláudia, que nasceu em Natal e, portanto, competirá em casa. Hoje, começam os treinamentos escalonados - cada Seleção tem um horário reservado. Na sexta-feira (25), a programação será complementada com treinamentos de pódio - uma espécie de ensaio da competição, inclusive com a presença de árbitros.

Ana Cláudia

O meeting internacional em Natal será a segunda competição disputada pela potiguar Ana Cláudia silva após o período de um ano for a dos treinamentos em virtude da cirurgia no joelho direito. Para ela, o campeonato é uma oportunidade de avaliar seu estado técnico, além de competir próximo ao restante da família. "Vai ser minha segunda competição depois da cirurgia e, depois dessa, só terão mais duas antes do Mundial. Então vai ser a oportunidade de avaliar o desempenho para essa competição", disse.

Nenhum comentário: