quinta-feira, 16 de junho de 2011

O "torque" que faltava

Novo motor a diesel transforma o Freelander 2 num valente fora de estrada
Bruno Vasconcelos // brunovasconcelos.rn@dabr.com.br


Foto : Land Rover/Divulgação
Se existe uma fórmula para se fazer um utilitário que alie conforto, luxo e esportividade, a Land Rover deve possuí-la. Ao acrescentar o novo motor a diesel ao seu SUV de entrada, a marca inglesa deu o "torque" (a força) que faltava para transformá-lo de um competente utilitário urbano em um valente fora de estrada. Em expedição realizada no paradisíaco litoral do Rio Grande do Norte, o novo Freelander 2 mostrou toda sua força para enfrentar os mais adversos terrenos e ainda garantir muita diversão para quem está na direção. Uma aventura de mais de 300 km que a equipe do Diário de Natal participou e registrou, acompanhe:

O ponto de saída foi a Via Costeira de Natal e o destino era o acampamento montado na Praia do Marco, no município de Pedra Grande, distante mais de 150 km da capital potiguar. No trecho urbano, o Freeelander 2 se sentia "em casa". O lado família do utilitário se fez presente na confortável suspensão capaz de absorver as imperfeições do asfalto e no motor que garante agilidade suficiente para saídas rápidas no trânsito.

Mas foi ao deixar Natal e pegar a BR-101 em direção ao Litoral Norte que o novo motor 2.2 SD4 turdo diesel, que entrega 190 cv e 420 Nm de torque, começou a demonstrar porque trouxe tanta diferença ao SUV inglês - na versão à gasolina, o motor até entrega mais potência (233 cv), mas perde na força (317 Nm).


Foto : Land Rover/Divulgação
No menor toque no acelerador, o Freelander respondia com extrema agilidade e bravura. Porém, a sensação de quem está na direção é de estar no comando de um confortável sedã e não em um "off road". Isso graças ao luxo e tecnologia que a Land Rover emprega em seus carros. O acabamento de primeira e os comandos ao alcance do motorista são prova do cuidado dos ingleses com seus modelos, mesmo nos de entrada.

Mas como a ideia da expedição era testar o lado esportivo do Freelander, nós deixamos o asfalto no município de Touros, onde fica o marco zero da BR-101, que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Foi o primeiro contato do aventureiro com a areia de praia. E ele não decepcionou. Bastou girar o botão do sistema "Terrain Response" para o modo "areia" para que motor, câmbio e tração se adaptassem ao terreno traiçoeiro. O Freelander cortava a fofa areia da praia com bravura. Claro que para os menos experientes na modalidade fora de estrada era inevitável atolar nos pontos mais críticos, mas nada que o Land Rover não superasse com uma ajudinha de terceiros.

Foto : Land Rover/Divulgação


A areia não foi o único desafio para o Freelander. A expedição ainda trouxe muitos percalços, como atoleiros de lama, subida de dunas e travessia de rios: tudo superado com classe pelo utilitário da Terra da Rainha. Depois de rodar mais de 300 km com o novo Freelander 2 movido a diesel ficou claro que Land Rover acertou a mão novamente em sua fórmula de sucesso. Tanto que espera vender cerca de 350 modelos da versão a diesel por mês no Brasil. A venda do modelo já foi iniciada com preço a partir de R$ 129.900.

FICHA TÉCNICA:

Freeelander 2 - Diesel

Motor - 2.2 L DS4 - Turbo Diesel
Potência - 190 cv a 3.500 rpm
Torque - 420 Nm 1.750 rpm
Câmbio - Automático de seis velocidades
Aceleração de 0 a 100km/h - 9,5 s
Velocidade máxima - 190 km/h (limitada eletronicamente).
Porta-malas - 755 litros
Tanque - 68 litros
Consumo médio - 14,3 km/l
Autonomia - até 970 km

Dimensões

Comprimento - 4.500 mm
Largura - 2.195 mm
Entre-eixos - 2.661 mm
Altura - 1.740 mm

O que é bom

Muito torque em baixa rotação
Câmbio automático de seis velocidades
Segurança (9 airbags)

Precisa melhorar

Item básico, como entrada USB não pode faltar num carro deste valor.
Sistema de som deveria estar conectado à tela sensível ao toque do navegador.

Na sua casa por

R$ 129.900

Nossa nota

9 - O novo motor a diesel e a grife Land Rover devem garantir um aquecimento nas vendas do modelo

Nenhum comentário: