Novo motor a diesel transforma o Freelander 2 num valente fora de estrada
Bruno Vasconcelos // brunovasconcelos.rn@dabr.com.br
Bruno Vasconcelos // brunovasconcelos.rn@dabr.com.br
Foto : Land Rover/Divulgação |
O ponto de saída foi a Via Costeira de Natal e o destino era o acampamento montado na Praia do Marco, no município de Pedra Grande, distante mais de 150 km da capital potiguar. No trecho urbano, o Freeelander 2 se sentia "em casa". O lado família do utilitário se fez presente na confortável suspensão capaz de absorver as imperfeições do asfalto e no motor que garante agilidade suficiente para saídas rápidas no trânsito.
Mas foi ao deixar Natal e pegar a BR-101 em direção ao Litoral Norte que o novo motor 2.2 SD4 turdo diesel, que entrega 190 cv e 420 Nm de torque, começou a demonstrar porque trouxe tanta diferença ao SUV inglês - na versão à gasolina, o motor até entrega mais potência (233 cv), mas perde na força (317 Nm).
Foto : Land Rover/Divulgação |
Mas como a ideia da expedição era testar o lado esportivo do Freelander, nós deixamos o asfalto no município de Touros, onde fica o marco zero da BR-101, que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Foi o primeiro contato do aventureiro com a areia de praia. E ele não decepcionou. Bastou girar o botão do sistema "Terrain Response" para o modo "areia" para que motor, câmbio e tração se adaptassem ao terreno traiçoeiro. O Freelander cortava a fofa areia da praia com bravura. Claro que para os menos experientes na modalidade fora de estrada era inevitável atolar nos pontos mais críticos, mas nada que o Land Rover não superasse com uma ajudinha de terceiros.
Foto : Land Rover/Divulgação |
A areia não foi o único desafio para o Freelander. A expedição ainda trouxe muitos percalços, como atoleiros de lama, subida de dunas e travessia de rios: tudo superado com classe pelo utilitário da Terra da Rainha. Depois de rodar mais de 300 km com o novo Freelander 2 movido a diesel ficou claro que Land Rover acertou a mão novamente em sua fórmula de sucesso. Tanto que espera vender cerca de 350 modelos da versão a diesel por mês no Brasil. A venda do modelo já foi iniciada com preço a partir de R$ 129.900.
FICHA TÉCNICA:
Freeelander 2 - Diesel
Motor - 2.2 L DS4 - Turbo Diesel
Potência - 190 cv a 3.500 rpm
Torque - 420 Nm 1.750 rpm
Câmbio - Automático de seis velocidades
Aceleração de 0 a 100km/h - 9,5 s
Velocidade máxima - 190 km/h (limitada eletronicamente).
Porta-malas - 755 litros
Tanque - 68 litros
Consumo médio - 14,3 km/l
Autonomia - até 970 km
Dimensões
Comprimento - 4.500 mm
Largura - 2.195 mm
Entre-eixos - 2.661 mm
Altura - 1.740 mm
O que é bom
Muito torque em baixa rotação
Câmbio automático de seis velocidades
Segurança (9 airbags)
Precisa melhorar
Item básico, como entrada USB não pode faltar num carro deste valor.
Sistema de som deveria estar conectado à tela sensível ao toque do navegador.
Na sua casa por
R$ 129.900
Nossa nota
9 - O novo motor a diesel e a grife Land Rover devem garantir um aquecimento nas vendas do modelo
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