terça-feira, 14 de junho de 2011

Música pedagógica

Livro procura unir a música ao aprendizado escolar pelo método da improvisação e criatividade
Sérgio Vilar // sergiovilar.rn@dabr.com.br

O que acontece quando se junta música e sala de aula? Quem não é músico consegue fazer música? Você imagina o que pode resultar de experimentação, improvisação e criatividade? As respostas você encontra no livro Hullabaloo: fazendo música na sala de aula. E o que é Hullabaloo? Pergunte à autora do projeto, a professora e flautista Kadna Cordeiro, 48. O lançamento do livro será hoje na livraria Siciliano (Midway), às 19h.


Kadna Cordeiro transformou em livro os ensinamentos vivenciados em projeto Foto:Arquivo Pessoal/Divulgação/D.A Press
O Hullabaloo no formato de texto pode vir a ser bastante útil para quem vai começar as atividades de educação musical para crianças, adolescentes e adultos. "A singularidade do método está numa certa "indisciplinaridade" musical, recheada pela criatividade, improvisação, experimentação e alegria de estar entre pessoas vivenciando sons e ritmos que podem surgir de qualquer coisa, mas principalmente da felicidade de estar juntos", comenta a autora.

Precoce
Nos últimos 15 anos Kadna Cordeiro desenvolve o projeto Hullabaloo de Educação Musical em escolas,universidades, cursos de capacitação de professores no Brasil e exterior. Mas a relação de Kadna com a música vem de antes. Ela estuda música desde os cinco anos. Aos 14 anos foi monitora do curso de flauta do núcleo de formação de instrumentista infanto-juvenil da Cidade da Esperança. Aos 19 anos, Kadna foi aprovada no concurso para professora de flauta em uma das mais conceituadas faculdades de música do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Depois de uma passagem de três anos por São Paulo, onde deu aulas em faculdades e conservatórios musicais, fixou residência na Europa. Em Londres, onde morou por 15 anos, estudou na Guildhall School of Music and Drama e fez mestrado em Educação Musical na Middlesex University. Kadna é ainda fundadora e regente da Orquestra de Flautas Toot Brasil (Londres), formada por estrangeiros tocando unicamente música brasileira; Orquestra de Pífano e Percussão Sons da Vila (Ponto de Cultura, Natal).

Nenhum comentário: